E se a sua ceia viesse numa caixa tipo presente de Natal?

  • Guilherme Monteiro
  • 23 Dezembro 2018

Startup quer fazê-lo poupar tempo na compra de alimentos e evitar desperdício. Trazer receitas inovadoras é outras das possibilidades dos kits da Dinngo.

E se todos os ingredientes de que necessita para a ceia de Natal fossem ter a sua casa, prontos para ser cozinhados e servidos? Evitava filas no supermercado, não tinha de perder tempo no estacionamento, nem sequer sair do aconchego do lar. E tudo o que parece mero sonho tornou-se realidade. Chama-se Dinngo a empresa que trouxe até Portugal um conceito inovador de fazer cozinha.

“Nós preparamos e desenvolvemos receitas, depois compramos e entregamos ingredientes nas quantidades exatas para qualquer pessoa poder confecionar em casa”, explica Sofia Dias, fundadora da Dinngo. A empreendedora conta que foram os “muitos anos fora” que a inspiraram a construir esta startup. Trabalhou no Reino Unido, nos Estados Unidos e em Espanha onde viu “outros concorrentes com negócios semelhantes e costumava comprar”. Entretanto, voltou para Portugal e considerou que “era uma boa oportunidade de negócio”.

"Nós preparamos e desenvolvemos receitas para e depois compramos e entregamos ingredientes nas quantidades exatas para qualquer pessoa poder confecionar em casa.”

Sofia Dias

Fundadora da Dinngo

Basta ir à página online da empresa e fazer a encomenda para receber os ingredientes frescos e na quantidade certa para o número de pessoas que convidar para o repasto. Uma nova forma de pensar a cozinha que pretende reduzir ao “mínimo o desperdício de ingredientes e poupar tempo”.

Para além disso, a empreendedora revela outro aspeto destas encomendas. “As pessoas têm gostado da possibilidade de poderem cozinhar coisas que nunca cozinhariam, que não sabiam cozinhar. A possibilidade de cozinhar, por exemplo, pad thai, um prático típico tailandês”.

É que, para fazer comidas exóticas, têm que se comprar por norma produtos que raramente são utilizados na cozinha portuguesa. Sofia aponta uma vez mais o exemplo do pad thai e, neste caso, da necessidade de comprar pasta de tamarind. “Vai ter de andar à procura da pasta que não encontra em todo o lado e comprar um boião enorme. Fica com as coisas no frigorifico que vão para o lixo. É desperdício. Assim, podemos fazer a receita normal da semana ou receitas mais exóticas sem qualquer desperdício”.

Para além da poupança de tempo e de economizar recursos, Sofia confessa que a parte educacional é também importante para si, ao “ajudar as pessoas a comerem outras coisas, a trazer outros sabores”.

Kits para a noite de consoada

Os kits de ingredientes vão estar disponível todos os dias do ano mas, na quadra natalícia, há três receitas especiais. Do peru ao bacalhau passando pelo polvo, a empresa tem preparadas kits diferentes, cada um para quatro pessoas.

O cliente vai receber “o prato principal com os ingredientes todos certinhos e, além disso, entregamos uma receita com todos os passos: só tem de misturar. É quase um IKEA. Pode-se chamar o IKEA da comida, porque a pessoa tem o guia, tem a receita e já tem os alimentos todos pesados. É só seguir as dicas que a receita traz”. A ementa de bacalhau custa 59,98€, um valor médio entre o polvo (82,99€) e o peru (59,98). Para além dos ingredientes para o prato principal, todas os kits vêm acompanhadas de vinho, salada e sobremesas para quatro pessoas. As encomendas precisam de ser feitas pelo menos até ao dia anterior à entrega.

Depois do Natal, a equipa continua a trabalhar. “Todas as semanas vamos emitir receitas diferentes”, promete a criadora da Dinngo.

"Todas as semanas vamos emitir receitas diferentes.”

Sofia Dias

Fundadora da Dinngo

A startup está numa incubadora no Mercado Abastecedor de Lisboa e integra atualmente uma equipa com cinco pessoas. A proximidade aos produtores permitir à empresa “ir buscar os ingredientes frescos diretamente ao produtor”. Por enquanto, o conceito só está disponível em Lisboa mas, no futuro, Sofia Dias não descarta a possibilidade de ver a empresa distribuir noutros pontos do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E se a sua ceia viesse numa caixa tipo presente de Natal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião