5 coisas que vão marcar o dia
O Banco de Portugal publica estatísticas sobre a dívida pública relativas a novembro e termina o prazo para cumprir as obrigações fiscais adiadas.
No dia em que oficialmente começa 2019 nas praças bolsistas, o Banco de Portugal divulga a nota de informação estatística relativa a novembro sobre a dívida pública. Termina esta quarta-feira o prazo para cumprir as obrigações fiscais que tinham sido adiadas e a GNR finalizada a Operação “Ano Novo”. Os democratas e os republicanos voltam a negociar o fim do shutdown parcial da administração norte-americana.
Como evoluiu dívida pública?
O Banco de Portugal divulga, esta quarta-feira, uma nota de informação estatística (relativa a novembro de 2018) sobre dívida pública. Em outubro do ano passado, a dívida pública tinha ficado nos 251,1 mil milhões de euros, mais 2,1 milhões de euros do que no final de setembro. Essa evolução foi justificada, na altura, pelo Banco de Portugal com a emissão de títulos de dívida em 1,9 mil milhões de euros.
Termina prazo para cumprir obrigações fiscais adiadas
Termina, esta quarta-feira, o prazo para cumprir as obrigações fiscais que tinham sido adiadas pelo Governo por causa das greves e das tolerâncias de ponto. Na semana passada, o Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo para os contribuintes cumprirem algumas das obrigações fiscais que teriam de ter saldadas até ao final de 2018, nomeadamente no que diz respeito aos impostos que estavam a ser regularizados através de planos prestacionais. Isto porque as tolerâncias de ponto na Função Pública (a 24 e 31 de dezembro) e a paralisação dos trabalhadores da Autoridade Tributária inviabilizaram o cumprimento em causa.
Democratas e republicanos retomam negociações
Depois de terem fracassado a 27 de dezembro, os democratas e os republicanos voltam a tentar acabar com a paralisação parcial do Governo norte-americano, esta quarta-feira. Este shutdown parcial, que está a provocar o encerramento de vários departamentos da administração dos Estados Unidos, surgiu depois de Donald Trump ter dito que não aceitaria qualquer Orçamento que não incluísse dotação para a construção do polémico muro com o México, o que os democratas recusam.
Primeira sessão do ano das bolsas
2019 já vai no segundo dia mas a primeira sessão das praças bolsistas acontece só esta quarta-feira. A bolsa de Lisboa terminou o ano em terreno positivo, mas não conseguiu evitar um ano vermelho. Na segunda-feira, o PSI-20 fechou a valorizar 1,81%, mas recuou, no acumulado do ano, 14% (o pior ano desde 2014).
Chega ao fim Operação “Ano Novo”
A Guarda Nacional Republicana (GNR) termina, esta quarta-feira, a Operação Ano Novo. O patrulhamento rodoviário começou a 28 de dezembro e teve como alvos as vias de maior tráfego de modo a prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar os utentes das vias. Nos dois primeiros dias da operação, foram registados 429 acidentes, que causaram cinco vítimas mortais e nove feridos graves.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}