5 coisas que vão marcar o dia

Além do Conselho de Ministros, a Assembleia da República tem a agenda repleta. Há debate de atualidade sobre a Caixa Geral de Depósitos e prosseguem as audições no âmbito dos CMEC.

Esta quinta-feira, a Assembleia da República tem a agenda completa. Há debate de atualidade sobre a Caixa Geral de Depósitos e prosseguem as audições no âmbito da comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores elétricos, além do habitual Conselho de Ministros. Lá fora, na Alemanha, os governadores do Banco Central Europeu vão reunir-se para debater a política monetária e, em Espanha, por sua vez, o Bankinter vai apresentar os resultados de 2018.

Parlamento recebe debate sobre Caixa Geral de Depósitos

Esta quinta-feira, a Assembleia da República recebe o debate de atualidade sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), na sequência de ter sido noticiada a versão preliminar de uma auditoria ao banco estatal que revela irregularidades. O debate — que tem início às 15h00 — foi marcado pelo CDS-PP e tem como objetivo “clarificar o que está em causa” e apurar “a responsabilidade que o Estado tem”, como acionista da CGD, no que toca às irregularidades detetadas. “Não deixaremos de cumprir a nossa missão, exigindo responsabilidade por créditos sem garantias, sem avaliar se havia ou não condições para o pagarem, de bónus pagos a administradores que causaram prejuízos”, disse João Almeida, deputado e porta-voz do CDS-PP, na altura.

Presidente da Endesa é ouvido na comissão sobre os CMEC

Ainda na Assembleia da República, o dia continua em cheio. Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, vai ser escutado no Parlamento no âmbito da comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores elétricos: os designados CMEC. A audição deverá começar às 17h30.

Reunião de política monetária em Frankfurt

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) vai reunir-se em Frankfurt, Alemanha, com o objetivo de discutir a política monetária. A reunião deverá ter início às 13h45 (hora local) e, mais tarde, às 14h00, haverá espaço para uma conferência de imprensa.

Bankinter apresenta resultados anuais

O banco espanhol, liderado por María Dolores Dancausa, apresenta os seus resultados anuais, relativos a 2018, e há grandes expectativas. De acordo com o Expansión (acesso livre, conteúdo em inglês), os analistas esperam que seja anunciado um novo recorde anual de lucros.

Há Conselho de Ministro lá dentro e professores manifestam-se cá fora

Esta quinta-feira, como é costume, há ainda Conselho de Ministro e, enquanto isso, os professores vão concentrar-se à porta, reivindicando a recuperação do tempo de serviço “congelado”. Num documento assinado por várias organizações sindicais de docentes, os docentes dizem que “o Governo tarda em iniciar as negociações, com vista à recuperação do tempo de serviço que esteve congelado, apesar de, num primeiro momento, ter revelado uma pressa inusitada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião