Tesouro faz leilão de troca. Quer empurrar reembolso de dívida pública de 2020 para 2028

Alongar os prazos das maturidade da dívida portuguesa tem sido uma das estratégias de gestão do IGCP. Esta é a primeira operação do género em 2019.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai esta quinta-feira ao mercado de dívida para realizar uma operação de troca de títulos. Portugal pretende recomprar Obrigações do Tesouro (OT) que atingiam a maturidade no próximo ano e oferece, em contrapartida, OT da linha com prazo em outubro de 2028.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 31 de janeiro pelas 10h00 uma oferta de troca recomprando a seguinte Obrigação do Tesouro com maturidade em 2020: PTOTECOE0029”, anunciou o Tesouro, esta quarta-feira, em comunicado.

As operações de dívida têm feito parte da estratégia de Cristina Casalinho à frente do IGCP. Nos próximos dois anos, Portugal terá de enfrentar uma série de amortizações de títulos que atingem as maturidades, incluindo 21 mil milhões de euros este ano, antes de uma redução até aos nove mil milhões de euros em 2020. O Tesouro tem vindo a atenuar os prazos de pagamentos com trocas e emissões de nova dívida mais longa.

A última operação semelhante aconteceu no dia 5 de dezembro, quando o Tesouro português atirou 1.906 milhões de euros em OT para daqui a cinco e nove anos. Na altura, o IGCP recomprou, em troca, o mesmo montante em títulos que venciam também em 2020 e 2021 com o objetivo de estender os prazos de reembolsos.

A par da troca de dívida, o IGCP tem também emitido nova dívida com prazos mais longos. O prazo médio dos novos empréstimos contraídos subiu para 10,3 anos em 2018, face a cerca de sete anos, em 2017. A dívida portuguesa tem atualmente uma maturidade média de 7,8 anos, segundo indicam os dados do boletim mensal do IGCP, de janeiro.

(Notícia atualizada às 13h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro faz leilão de troca. Quer empurrar reembolso de dívida pública de 2020 para 2028

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião