Bruxelas prepara-se para aprovar compra do negócio de renováveis da E.ON à RWE

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2019

Aquisição faz parte de um negócio de troca de ativos, que envolveu o desmantelamento da Innogy. A conclusão da compra irá fazer da RWE a terceira maior empresa de energias renováveis na Europa.

A empresa alemã RWE deverá receber aprovação das autoridades europeias da concorrência para comprar o negócio das renováveis da E.ON (que pertenciam anteriormente à Innogy), apurou a agência Reuters junto de fontes próximas. O negócio poderá redesenhar todo o mercado energético na Alemanha.

A aquisição faz parte de um negócio de troca de ativos, que envolveu o desmantelamento da Innogy. Os ativos da empresa foram divididos pela RWE e pela E.ON. A conclusão da compra irá fazer da produtora alemã de eletricidade, RWE, a terceira maior empresa de energias renováveis na Europa, apenas atrás da espanhola Iberdrola e da italiana Enel.

A Comissão Europeia tem até dia 26 de fevereiro para decidir se aprova ou não o negócio. Contactadas pela Reuters, a Innogy e a E.ON não comentaram. Já a RWE afirmou: “Não vemos que a aquisição dos ativos renováveis da E.ON seja atividade de cartel, mas não queremos comentar processos em curso”.

A RWE irá ficar com uma participação de 16,7% na E.ON. Depois da aprovação da autoridade europeia da concorrência, também os reguladores norte-americano e britânico têm de dar o seu aval. A Reuters sabe que tanto empresas concorrentes como os clientes da E.ON como da Innogy foram questionados sobre se consideram que o negócio poderá aumentar os preços ou comprometer a livre concorrência no setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas prepara-se para aprovar compra do negócio de renováveis da E.ON à RWE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião