Powell antecipa economia “sólida” nos EUA e impacto “modesto” do shutdown

Em audição no Senado, o presidente da Fed mostrou-se mais otimista quanto ao crescimento económico norte-americano. O banco central vai começar a debater fim da normalização da folha de balanço.

O presidente da Reserva Federal norte-americana voltou a mostrar-se mais otimista quanto ao crescimento económico nos EUA, depois de na última reunião de política monetária ter invertido o discurso. Jerome Powell está, esta terça-feira, no Senado para a audição bianual, onde afirmou esperar que uma economia “sólida”, com um impacto “modesto” do shutdown governamental no país.

“Estimamos que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça um pouco menos que os 3% do ano passado, que se seguiu a uma subida de 2,5% em 2017”, afirmou Powell no discurso inicial. Apesar de lembrar que “alguns dados abrandaram recentemente”, o presidente da Fed disse estimar “que a atividade económica expanda a um ritmo sólido, apesar de um pouco mais lento que em 2018, e que o mercado de trabalho se mantenha robusto”.

A desaceleração da economia dos EUA e o aumento dos riscos levaram a Fed, na última reunião de política monetária, a uma importante mudança de discurso. Na altura, Jerome Powell afirmou que o banco central iria tomar uma abordagem “paciente” na avaliação de novas alterações à taxa de juro de referência e da diminuição da folha de balanço (com a eliminação de ativos que foram adquiridos durante a crise como estímulo à economia).

A par da debilidade económica internacional e da guerra comercial, um dos fatores internos que causada maior incerteza era o shutdown governamental, que durou 35 dias e acabou por ser o maior na história do país. “Embora a paralisação parcial do Governo tenha criado dificuldades significativas para os funcionários e muitos outros, espera-se que os efeitos negativos para a economia sejam bastante modestos e que desvaneçam em grande parte nos próximos meses”, afirmou Powell, esta terça-feira.

Fed vai começar a avaliar fim da normalização do balanço

Esta é a primeira audição bianual de Powell desde que os democratas ganharam o controlo da Casa de Representantes do Senado norte-americano, em novembro, e irá acontecer esta terça e quarta-feira. É também a primeira audição desde a mudança no curso da Fed, que subiu as taxas de juro de referência quatro vezes em 2018. As estimativas do banco central continuam a apontar para aumentos também este ano, mas o mercado começou a apostar num período de pausa depois da última reunião.

Simultaneamente, a Fed tem também conduzido uma redução da folha de balanço. Desde o pico de 2014, o banco central já diminuiu a quantidade de ativos que detém em mais de 40% (equivalente a cerca de 1,2 biliões de dólares) para os atuais quatro biliões de dólares. Uma das questões que tem sido debatida pelo mercado prende-se com o momento e a forma como a Fed irá terminar esta estratégia.

“À luz do progresso substancial que fizemos na redução das reservas, e após extensivas deliberações, o Comité decidiu na reunião de janeiro continuar a longo prazo a implementação das atuais operações em curso”, afirmou Powell. “Tendo tomado esta decisão, o Comité poderá agora avaliar o momento apropriado e a abordagem para o final da redução do balanço. Gostaria de sublinhar que estamos preparados para ajustar qualquer detalhe para completar a normalização do balanço à luz da evolução económica e financeira”.

A estimativa dos analistas é que a Fed mantenha um balanço com ativos no valor de cerca de um bilião de dólares. Questionado por um dos senadores sobre o assunto, Powell lembrou que o montante será determinado pela procura e que será “substancialmente mais elevado” que no período antes da crise. “Ainda não temos uma noção precisa, mas cerca de um bilião de dólares mais uma almofada parece razoável”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell antecipa economia “sólida” nos EUA e impacto “modesto” do shutdown

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião