Suíça vai colocar em circulação novas notas de 1.000 francos

  • ECO
  • 5 Março 2019

Contrariamente a vários países europeus que têm tirado de circulação as notas de maior valor, o Banco Central da Suíça vai pôr a circular uma nova nota de 1.000 francos (881 euros).

Enquanto alguns países tiram de circulação as notas de maior valor para evitar fraudes, a Suíça decide mostrar que nada teme. O Banco Nacional suíço anunciou esta terça-feira que vai colocar em circulação novas notas de 1.000 francos suíços (881 euros). Esta é a quinta de seis novas notas que estão a ser relançadas pela instituição daquele país e deverá entrar em circulação a partir de 13 de março.

A nova nota, de cor roxa, representa o talento comunicativo da Suíça e está “pintada” com duas mãos e um globo, dois elementos que aparecem em todas as notas da nova série que está a ser lançada. A inspiração para esta série — em que cada nota descreve uma característica típica do país –, revela “as muitas facetas da Suíça”, escreveu o Banco Central, em comunicado.

Apesar de a cor se manter a mesma, o tamanho foi alterado: as novas notas são menores e, portanto, “mais fáceis de manusear”. Além disso, contam com um sistema de segurança complexo e um design sofisticado que oferece uma proteção antifalsificação.

A nova nota de 1.000 francos suíços vai ser emitida a 13 de março nos balcões do Banco Nacional da Suíça em Berna e em Zurique, bem como noutras agências localizadas nas sedes de 14 bancos cantonais. Além desta nota, a de 100 francos será apresentada a 3 de setembro e vai entrar em circulação a 12 de setembro, completando esta nova série.

Desde janeiro que os bancos nacionais dos membros da Zona Euro, sob ordens do Banco Central Europeu, começaram a reter as notas de 500 euros, utilizadas muitas vezes para operações ilegais como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou terrorismo. Mas, na Suíça, esta preocupação não existe. De acordo com o Fritz Zurbruedd, vice-presidente do Banco Nacional Suíço, “não existem indícios de que os riscos sejam elevados. A nota de 1.000 francos usa-se como um meio de pagamento normal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíça vai colocar em circulação novas notas de 1.000 francos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião