Trump vai travar OPA da China Three Gorges à EDP, diz embaixador dos EUA em Portugal

  • ECO
  • 15 Março 2019

O embaixador norte-americano em Portugal, George Glass, revelou que Washington não vão permitir que os chineses controlem a EDP nos Estados Unidos.

Donald Trump vai chumbar a oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG) sobre a EDP nos Estados Unidos. A informação é adiantada pelo embaixador norte-americano em Portugal, em entrevista ao Jornal Económico (acesso condicionado), que avisa ainda que o regulador para o investimento estrangeiro pode desmantelar a EDP nos Estados Unidos

“A EDP controla 80% da energia elétrica em Portugal. Do ponto de vista dos Estados Unidos, do ponto de vista de negócios, como do meu ponto de vista pessoal, não deve haver uma entidade estrangeira a deter a vossa energia elétrica. Deve ser controlada pela Nação ou pelos privados sob regulação nacional. Não é o caso do que está a ocorrer com a EDP”, aponta o diplomata George Glass.

Os Estados Unidos opõem-se “absolutamente” a este negócio, por uma questão de segurança nacional. O embaixador deixa a garantia de que “em nenhuma circunstância os chineses vão controlar o que a EDP tem nos Estados Unidos, o terceiro maior produtor de energia renovável”.

Para além de travar a OPA, os EUA poderão inclusive desmantelar a EDP no país, caso a China Three Gorges não desista desta operação, ignorando os avisos. A entidade que regula o investimento estrangeiro, o CFIUS, “tem o poder para impor essa venda”, explica George Glass.

Na quarta-feira, a Bloomberg avançou que o fundo de infraestruturas do grupo Blackstone está interessado na compra de parte ou da totalidade da EDP Renováveis (EDPR), em particular, no portfólio da empresa nos Estados Unidos. A Bloomberg também revelou que há outras empresas do setor da energia interessadas na EDPR, existindo a possibilidade de a Blackstone Infrastructure Partners se associar a estas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump vai travar OPA da China Three Gorges à EDP, diz embaixador dos EUA em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião