Santo António bate Misericórdia e Parque das Nações. É a freguesia mais cara do país

Santo António foi a freguesia de Lisboa que registou a maior variação homóloga no preço médio por metro quadrado para arrendamento. Ultrapassou o Parque das Nações e, também, a Misericórdia.

As rendas da habitação subiram 9,3% para uma média de 4,8 euros por metro quadrado no ano passado, sendo que Lisboa apresenta um preço de mais do dobro do resto do país. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a freguesia de Santo António foi a que mais “brilhou”. Registou a maior variação homóloga, tendo o valor do metro quadrado disparado 27,3%, situando-se agora nos 14,10 euros, frente às freguesias da Misericórdia e do Parque das Nações.

Em apenas um ano, arrendar uma casa nesta freguesia encareceu 3,02 por metro quadrado. Isto significa que, neste momento, se estiver a pensar alugar uma casa em Santo António com 100 metros quadrados, a renda será de 1.410 euros. Se estivermos a falar de um apartamento com menos de metade deste tamanho, com 30 metros quadrados, por exemplo, o valor da renda será, ainda assim, de 423 euros.

As freguesias da Misericórdia e do Parque da Nações são as segunda e terceiras mais caras para arrendar uma casa. Se, na primeira, o metro quadrado custa 13,38 euros, na segunda, o valor situa-se nos 13,12 euros. O Parque das Nações era, em 2017, a freguesia mais cara do município de Lisboa, altura em que o valor ficava nos 11,7 euros, enquanto a Misericórdia ocupava o segundo lugar da tabela, registando 11,64 euros por metro quadrado.

Do lado oposto, com os preços mais baixos, aparecem nas freguesias dos Olivais, Marvila e Santa Clara, onde o custo do metro quadrado é, respetivamente, 10,07, 9,00 e 8,31 euros. O valor mais baixo do município de Lisboa aproxima-se, assim, dos preços mais elevados registados no município do Porto.

Rendas no Porto sobem tanto como em Lisboa

O preço mediano das rendas em Lisboa aumentou 16%, exatamente o mesmo que no Porto. Na Invicta, a União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde é aquela cujo valor do metro quadrado é mais elevado (8,86 euros). Voltando ao exemplo da hipotética casa de 100 metros quadrados, neste município custaria 886 euros euros. Já o apartamento de 30 metros quadrados passaria uma fatura de 265,8 euros.

 

Segue-se a União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, onde o preço do metro quadrado se situa nos 8,49 euros, e a União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, com uma média de 8,43 euros.

Pelo contrário, há municípios onde o preço do metro quadrado não ultrapassa mesmo os oito euros. É o caso de Ramalde (7,6 euros), de Paranhos (7,42 euros) e, finalmente, da Campanhã — a freguesia com o preço de arrendamento mais baixo — que apresenta um preço médio por metro quadrado de 6,19 euros.

Uma casa em Lisboa equivale a quase cinco em Bragança

Olhando para o retrato global do país, Lisboa é, sem grandes surpresas, a região onde o preço do metro quadrado está mais elevado (11,16 euros), seguida do Porto, onde o valor se fixa nos 7,85 euros. O Funchal, na Madeira, fica no terceiro lugar do pódio, com o arrendamento nos 6,74 euros por metro quadrado.

 

Quem também está acima da do valor mediano das rendas no país — que se situa nos 4,80 euros — é Faro. É nesta região, aliás, que está o concelho que registou o maior aumento percentual no ano passado: em Castro Marim o valor das rendas disparou 28,4%.

Alugar uma casa no distrito de Bragança é a decisão mais acertada no que toca a poupança. Na verdade, arrendar uma casa em Lisboa é o equivalente a alugar quase cinco em Bragança. O preço do metro quadrado nesta zona é de 2,49 euros, seguindo-se Portalegre (2,79 euros) e Guarda (2,90 euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santo António bate Misericórdia e Parque das Nações. É a freguesia mais cara do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião