Banco de Portugal vai fazer uma inspeção geral às fintech

  • ECO
  • 29 Março 2019

O objetivo é verificar se as entidades cumprem os requisitos regulatórios em aspetos como a segurança, a agregação de informação ou a proteção de dados de pagamentos sensíveis.

O Banco de Portugal vai passar a pente fino as fintech a operar em Portugal. A entidade liderada por Carlos Costa vai avançar com uma inspeção-geral às entidades deste setor, avança o Jornal Económico (acesso pago), que explica que o objetivo é verificar se cumprem os requisitos regulatórios em aspetos como a segurança, a agregação de informação ou a proteção de dados de pagamentos sensíveis.

O alvo desta inspeção serão a totalidade das instituições gestoras de pagamentos (13) e de moeda eletrónica (uma). Com a entrada em vigor da diretiva dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (PSD2) essas entidades tiveram que renovar os seus registos no supervisor. A inspeção que o Banco de Portugal vai levar a cabo vai inserir-se neste âmbito.

Serão assim abrangidas tanto as novas como as antigas fintech, incluindo assim empresas estabelecidas há décadas como a SIBS ou a Unicâmbio e novos operadores como a EasyPay, IfThenPay ou a Raize.

Esta inspeção avança depois de Carlos Costa ter dito, ainda no final de 2017, que “a nova arquitetura e os novos modelos de negócio seguidos pelos prestadores de serviços de pagamentos obrigam a uma resposta multidisciplinar dos bancos centrais e reguladores, exigem novas abordagens, recursos e competências, de forma a maximizar as oportunidades e a minimizar os riscos para a sociedade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal vai fazer uma inspeção geral às fintech

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião