Panama Papers. Recuperados 1.200 milhões de dólares em três anos

  • Lusa
  • 3 Abril 2019

Três anos depois dos "Panama Papers", os 22 estados envolvidos neste escândalo tentacular de evasão fiscal conseguiram até agora recuperar 1,2 mil milhões de dólares, foi anunciado esta quarta-feira.

Três anos depois dos “Panama Papers“, os 22 Estados envolvidos neste escândalo tentacular de evasão fiscal conseguiram até agora recuperar 1,2 mil milhões de dólares, foi anunciado esta quarta-feira.

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), que esteve na origem das revelações, precisou num comunicado que o Reino Unido foi o país que maior quantidade de dinheiro recuperou: 252 milhões de dólares. Segue-se a Alemanha, com 193 milhões de dólares e França, com 136 milhões de dólares. O número total é “suscetível de aumentar”, sublinha o ICIJ num comunicado.

“Os ‘Panama Papers’ não só terão permitido aos governos recuperarem fundos escondidos (…), como também permitiram, a mais longo prazo, modificar comportamentos e atitudes dos cidadãos”, congratula-se o Consórcio, em comunicado.

A divulgação pela imprensa internacional do escândalo dos “Panama Papers”, um vasto sistema de evasão fiscal orquestrado pelo escritório de advogados Panama Mossack Fonseca, mobiliza há três anos a justiça em vários países.

A investigação, realizada por uma centena de jornais, revelou a presença em paraísos fiscais de bens detidos nomeadamente por 140 responsáveis políticos, estrelas do futebol ou milionários, provocando uma onda de choque mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Panama Papers. Recuperados 1.200 milhões de dólares em três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião