Famílias e empresas investiram mais no quarto trimestre de 2018

  • Lusa e ECO
  • 4 Abril 2019

As taxas de poupança e de investimento das famílias registaram um crescimento no quarto trimestre de 2018. Nas empresas, a taxa de investimento também aumentou.

O investimento está a aumentar. As taxas de poupança e de investimento das famílias na Zona Euro registaram, ambas, um crescimento no quarto trimestre do ano passado, face ao período homólogo. Também nas empresas, a taxa de investimento aumentou, ainda que a margem de lucro tenha recuado.

De acordo com os dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (UE) — o Eurostat –, no quarto trimestre de 2018, a taxa de poupança das famílias na Zona Euro foi de 12,3%, acima da taxas de 11,9% registada no mesmo período de 2017 e da taxa de 12,2% verificada no trimestre anterior.

Já a taxa de investimento das famílias, por seu lado, acelerou na comparação homóloga dos 8,7% para os 9,0%, tendo-se mantido estável face ao período entre os meses de julho e setembro de 2018.

No mundo empresarial, no quarto trimestre do ano passado, a taxa de investimento das empresas da Zona Euro também registou um aumento, para os 23,7%. O valor traduz-se tanto numa subida face aos 22,8% homólogos, como face aos 23,4% do trimestre anterior.

Ainda assim, a margem de lucro recuou para os 39,9%, comparativamente aos 40,8% homólogos e aos 40,9% do terceiro trimestre de 2018.

Além de divulgados pelo Eurostat, estes dados são também divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias e empresas investiram mais no quarto trimestre de 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião