Parlamento britânico aprova adiamento do Brexit para junho

O Parlamento britânico votou o adiamento do Brexit para o dia 30 de junho e ganhou o "sim". Foram 420 votos a favor e 110 votos contra.

Os deputados britânicos conseguiram alcançar, finalmente, um consenso. Desta vez, esteve a votos o adiamento da concretização do Brexit, que atira a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) para o final de junho. E ganhou o “sim”, com 420 votos a favor e uma margem de 310 votos.

Apenas 110 votos foram no sentido de reprovar o pedido feito, na semana passada, por Theresa May ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, avança o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). Recorde-se que a primeira-ministra britânica endereçou a Tusk um pedido para alargar o Artigo 50.º para o dia 30 de junho.

Os votos a favor do adiamento vieram de 223 trabalhistas, 131 conservadores, 33 SNP, 17 independentes, 11 Lib Dems, quatro Plaid Cymru e um do Partido Verde). Já os votos contra vieram de 97 conservadores, nove DUP, três trabalhistas e um independente.

Contudo, quem vai decidir são os Estados-membros. Esta quarta-feira, em Bruxelas, os Chefes de Estado vão tomar uma decisão final sobre o assunto: se aceitam ou não o pedido de Theresa May. Portugal já se pronunciou, defendendo o “sim” à primeira-ministra britânica.

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, afirmou que o país defende que a UE conceda ao Reino Unido a extensão do prazo de saída que Londres solicitar, acrescentado que não se deve entrar numa “lógica de condicionalidade muito restrita”.

Também a Alemanha deverá concordar com o adiamento do Brexit. Recorde-se que Theresa May esteve reunida esta terça-feira com a chanceler alemã Angela Merkel e depois, num segundo encontro, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que está contra um adiamento que não apresente “um plano credível e com apoio político”.

Por outro lado, Donald Tusk já mostrou estar disponível para um adiamento do prazo para a saída do Reino Unido da UE por 12 meses.

Há esperança no “sim” de Bruxelas

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, já se mostrou “otimista” quanto à possibilidade de a União Europeia aceitar um novo adiamento do Brexit, ainda que entenda o cansaço de ambas as partes relativamente ao caótico processo de saída do Reino Unido.

“A maioria dos colegas com quem tenho falado concorda que precisamos de mais tempo para completar este processo, pelo que estou otimista para o Conselho Europeu de quarta-feira”, afirmou o ministro britânico na semana passada. Philip Hammond disse, ainda, entender que os “colegas da UE” estejam “fartos” devido à demora no processo de negociação da saída do Reino Unido do bloco comunitário.

(Notícia atualizada às 18h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento britânico aprova adiamento do Brexit para junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião