Governo apresenta estratégia de Portugal para turismo sustentável Londres

  • Lusa
  • 28 Abril 2019

A secretária de Estado do Turismo vai a Londres apresentar a experiência de Portugal no turismo responsável e sustentável. Isso no âmbito do Skift Forum Europe, em Londres.

A experiência de Portugal no desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável vai ser apresentado pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, num fórum internacional na terça-feira em Londres. Portugal é o único país representado ao nível governamental no Skift Forum Europe, organizado pela Skift, uma agência de recolha de informação sobre a indústria ao nível global e que discute nestes eventos o futuro e as novas tendências para o setor.

Mendes Godinho disse à agência Lusa que o convite evidencia o reconhecimento pelo que tem sido feito em Portugal em termos de turismo responsável e de sustentabilidade do turismo. “A nossa estratégia é considerada um ‘case study'”, vincou, referindo o facto de Portugal ter recebido este ano o prémio de Melhor Destino Sustentável da Europa em março, durante a ITB Berlim, a principal feira internacional de turismo.

Na sua intervenção no painel “Destinos: O próximo Capítulo em Turismo Responsável”, a secretária de Estado vai apresentar medidas, como o financiamento a projetos e ‘startups’ com impacto social e a empresas para melhorarem a performance ambiental. “Neste momento temos 22 projetos aprovados, que são exemplos de como se pode mobilizar a sociedade civil e como o turismo pode e deve ser um instrumento de desenvolvimento dos territórios”, adiantou à Lusa.

Entre alguns exemplos, referiu o Viver@Misericórdia, desenvolvido pela Junta de Freguesia lisboeta, em que são organizadas atividades que envolvem a comunidade local, nomeadamente para a limpeza de grafitos, ou o Manicómio, promovido pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que visa expor obras de artistas com doenças mentais.

O plano para a sustentabilidade do Turismo inclui um esforço para valorizar projetos turísticos no interior, salientou, “antecipando as questões da sobrecarga e sendo inteligente na forma como gerimos a procura turística, criando motivos para, cada vez mais, desconcentrar a procura ao longo do território e de todo o ano”.

Como oradores no evento, que decorre na terça-feira, estão presidentes e executivos de empresas como o grupo hoteleiro InterContinental Hotels, a transportadora British Airways, a transportadora Uber, as plataformas de alojamento Airbnb e Booking.com.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo apresenta estratégia de Portugal para turismo sustentável Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião