Vem aí uma plataforma para ajudar alunos na escolha de uma profissão

  • Lusa
  • 1 Maio 2019

A nova plataforma eletrónica, que será lançada na próxima quinta-feira, é dirigida aos alunos dos ensinos básico e secundário.

Uma nova plataforma eletrónica, que pretende ajudar os alunos dos ensinos básico e secundário a escolherem uma profissão, será lançada na quinta-feira numa escola do Porto, adiantou esta quarta-feira a coordenadora do projeto, Isabel Rangel. “É uma porta de entrada no processo de escolha de uma profissão. Não posso dizer que complementa a atividade de um psicólogo, que é muito mais aprofundada. Isto é mais simples, é um ponto de partida”, sintetizou.

O que se pretende fazer junto de alunos dos 9.º e 12.º anos de escolaridade “é mais despertar-lhes a curiosidade, fazê-los pensar e depois complementar e aprofundar com a ajuda de psicólogos”, acrescentou.

Muitas vezes, os alunos “não chegam a ter esse aconselhamento por psicólogos porque as escolas públicas têm sempre serviços muito limitados e o custo para uma consulta de psicologia é muito caro”, afirma, acrescentando, contudo, que “há miúdos que têm a sorte de poder fazer testes psicotécnicos mais elaborados”.

Ainda assim, Isabel Rangel considera que, na maioria das vezes, os alunos “não chegam sequer a pensar naquilo de que gostam ou como funciona um determinado emprego”. Nestes casos, o projeto tem uma valia acrescida, enfatiza.

Na plataforma, desenvolvida em colaboração com a Porto Editora “os alunos têm acesso a um guia das profissões, completo e aprofundado, bem como à partilha de informação estruturada relativa a opções formativas, com dicas para quem hesita entre o ensino geral ou o ensino profissional, explicando os diferentes percursos existentes ao nível do secundário, mas também dando a conhecer as opções que existem”, referiu a empresa editorial, em comunicado.

Paralelamente, fornece-se também um alargado conjunto de dicas aos pais, “para que estes possam dar a ajuda e o apoio adequados na tomada de decisão dos filhos”.

A plataforma, designada “O teu futuro”, é uma variante do projeto Escola Virtual, uma ferramenta educativa já ativa, que visa incentivar à aprendizagem em múltiplos suportes. A apresentação da plataforma está prevista para as 10h30 de quinta-feira na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vem aí uma plataforma para ajudar alunos na escolha de uma profissão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião