Importações crescem três vezes mais do que exportações no primeiro trimestre

No primeiro trimestre do ano, as exportações portuguesas subiram 4% e as importações avançaram 13,4%. Isto de acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo INE.

Nos primeiros três meses do ano, as exportações portuguesas subiram 4%, o que representa uma desaceleração face ao período homólogo. De acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as importações cresceram, nesse mesmo período, três vezes mais do que as exportações, avançando 13,4%.

“No primeiro trimestre de 2019, as exportações e as importações de bens aumentaram respetivamente 4,0% e 13,4% face ao primeiro trimestre de 2018”, explica o INE. Nos primeiros três meses do ano anterior, as exportações tinham crescido 5% e as importações 11,6%.

No que diz respeito especificamente ao mês de março, registou-se em termos homólogos uma subida de 3,8% das exportações e 12,1% das importações, o que representa em ambos os casos uma desaceleração. Ainda assim, o INE destaca o contributo positivo das vendas de material de transporte para a variação homóloga das exportações.

O défice da balança comercial de bens totalizou 1 895 milhões de euros em março de 2019, correspondente a um
aumento de 573 milhões de euros face ao mês homólogo de 2018″, acrescenta o instituto, indicando assim um agravamento significativo da balança comercial.

No terceiro mês do ano e do lado das exportações, o INE salienta o contributo positivo das vendas de material de transporte para a variação homóloga. “Em sentido contrário, destaca-se o decréscimo nos Combustíveis e lubrificantes (-21,0%), ainda justificado em parte pelas manutenções ocorridas nas refinarias nacionais”, sublinha-se.

Do lado das importações, registaram-se acréscimos significativos em “todas as grandes categorias”, com especial destaque para os aumentos no material de transporte, nas máquinas e outros bens de capital e nos fornecimentos industriais.

“Em março de 2019, tendo em conta os principais países de destino em 2018, destacam-se os acréscimos, em termos homólogos, nas exportações para Itália (+22,7%) e Alemanha (+6,3%), ambos pelo aumento significativo da venda de Automóveis para transporte de passageiros, e para França (+5,5%). Os maiores decréscimos registaram-se nas exportações para Angola (-26,3%) e Países Baixos (-9,5%)”, lê-se na nota divulgada esta manhã. E no que diz respeito aos “principais fornecedores”, destaque para França e Espanha.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importações crescem três vezes mais do que exportações no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião