Sonae MC tem novo programa para promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

  • Ricardo Vieira
  • 13 Maio 2019

Colaboradores têm horários flexíveis, podem trabalhar remotamente, bem como solicitar redução de horário, licença sem vencimento ou dias extra à empresa.

Chama-se Flex it Up e pretende promover a flexibilidade laboral para um maior equilíbrio com a vida pessoal, junto dos colaboradores da Sonae MC. O programa destina-se a funcionários cujas funções são compatíveis com os requisitos de cada uma das iniciativas e oferece flexibilidade na personalização do formato de trabalho conforme o perfil de cada colaborador, explica a empresa em informação à imprensa, “permitindo a concretização saudável dos objetivos pessoais e profissionais de cada um”.

A pensar nos diferentes momentos das vidas profissional e pessoal dos colaboradores da Sonae MC, a empresa criou cinco iniciativas:

  • Trabalho remoto, dando a possibilidade aos colaboradores de trabalhar fora do escritório
  • Flexiwork, permitindo a escolha de hora de início, interrupção e termo da jornada de trabalho
  • Redução de horário de trabalho, que possibilita uma redução de horário com redução proporcional do vencimento
  • Licença sem vencimento, potenciando o usufruto de licenças sem vencimento num âmbito mais abrangente do que o legalmente definido
  • Dias extra, tendo os colaboradores acesso a até 5 dias off extra, não remunerados

“Cada vez mais, as nossas pessoas, independentemente do seu género ou geração, valorizam o seu tempo. Não falamos em equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional porque encaramos a vida de forma integrada, onde as várias dimensões se complementam e coexistem. Com a implementação do Flex it Up, a Sonae MC tem como objetivo que os colaboradores se sintam mais owners do seu tempo e o giram da forma mais favorável para si. Reforçamos, assim, o nosso foco na valorização das equipas e em fomentar, ainda mais, o seu bem-estar e realização pessoal e profissional”, explica Isabel Barros, administradora do pelouro de RH da Sonae MC.

Este programa está inserido no movimento Improving Our Life, criado em 2016 e “cujas iniciativas e programas têm como objetivo garantir a valorização de todos”, explicam.

Uma carta aos nossos leitores

Vivemos tempos indescritíveis, sem paralelo, e isso é, em si mesmo, uma expressão do que se exige hoje aos jornalistas que têm um papel essencial a informar os leitores. Se os médicos são a primeira frente de batalha, os que recebem aqueles que são contaminados por este vírus, os jornalistas, o jornalismo é o outro lado, o que tem de contribuir para que menos pessoas precisem desses médicos. É esse um dos papéis que nos é exigido, sem quarentenas, mas à distância, com o mesmo rigor de sempre.

Aqui, no ECO, estamos a trabalhar 24 horas vezes 24 horas para garantir que os nossos leitores têm acesso a informação credível, rigorosa, tempestiva, útil à decisão. Para garantir que os milhares de novos leitores que, nas duas últimas semanas, visitaram o ECO escolham por cá ficar. Estamos em regime de teletrabalho, claro, mas com muita comunicação, talvez mais do que nunca nestes pouco mais de três anos de história.

  • Acompanhamos a cobertura da atualidade, porque tudo é economia.
  • Escrevemos Reportagens e Especiais sobre os planos económicos e as consequências desta crise para empresas e trabalhadores.
  • Abrimos um consultório de perguntas e respostas sobre as mudanças na lei, em parceria com escritórios de advogados. Contamos histórias sobre as empresas que estão a mudar de negócio para ajudar o país
  • Escrutinamos o que o Governo está a fazer, exigimos respostas, saímos da cadeira (onde quer que ele esteja) ou usamos os ecrãs das plataformas que nos permitem questionar à distância.

O que queremos fazer? O que dissemos que faríamos no nosso manifesto editorial

  • O ECO é um jornal económico online para os empresários e gestores, para investidores, para os trabalhadores que defendem as empresas como centros de criação de riqueza, para os estudantes que estão a chegar ao mercado de trabalho, para os novos líderes.

No momento em que uma pandemia se transforma numa crise económica sem precedentes, provavelmente desde a segunda guerra mundial, a função do ECO e dos seus jornalistas é ainda mais crítica. E num mundo de redes sociais e de cadeias de mensagens falsas – não são fake news, porque não são news --, a responsabilidade dos jornalistas é imensa. Não a recusaremos.

No entanto, o jornalismo não é imune à crise económica em que, na verdade, o setor já estava. A comunicação social já vive há anos afetada por várias crises – pela mudança de hábitos de consumo, pela transformação digital, também por erros próprios que importa não esconder. Agora, somar-se-ão outros fatores de pressão que põem em causa a capacidade do jornalismo de fazer o seu papel. Os leitores parecem ter redescoberto que as notícias existem nos jornais, as redes sociais são outra coisa, têm outra função, não (nos) substituem. Mas os meios vão conseguir estar à altura dessa redescoberta?

É por isso que precisamos de si, caro leitor. Que nos visite. Que partilhe as nossas notícias, que comente, que sugira, que critique quando for caso disso. O ECO tem (ainda) um modelo de acesso livre, não gratuito porque o jornalismo custa dinheiro, investimento, e alguém o paga. No nosso caso, são desde logo os acionistas que, desde o primeiro dia, acreditaram no projeto que lhes foi apresentado. E acreditaram e acreditam na função do jornalismo independente. E os parceiros anunciantes que também acreditam no ECO, na sua credibilidade. As equipas do ECO, a editorial, a comercial, os novos negócios, a de desenvolvimento digital e multimédia estão a fazer a sua parte. Mas vamos precisar também de si, caro leitor, para garantir que o ECO é económica e financeiramente sustentável e independente, condições para continuar a fazer jornalismo de qualidade.

Em breve, passaremos ao modelo ‘freemium’, isto é, com notícias de acesso livre e outras exclusivas para assinantes. Comprometemo-nos a partilhar, logo que possível, os termos e as condições desta evolução, da carta de compromisso que lhe vamos apresentar. Esta é uma carta de apresentação, o convite para ser assinante do ECO vai seguir nas próximas semanas. Precisamos de si.

António Costa

Publisher do ECO

Comentários ({{ total }})

Sonae MC tem novo programa para promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião