Fundo africano desafia Angola a juntar-se ao clube

Sanjeev Gupta, diretor de serviços financeiros, desafiou Angola a fazer parte do fundo para ajudar a desenvolver as infraestruturas no continente africano.

Conferência Angola - Novo Ciclo Político e de Investimento - 30MAI19
Sanjeev Gupta, diretor de serviços financeiros da Africa Finance Corporation.Hugo Amaral/ECO

A Africa Finance Corporation (AFC) garante que “a narrativa” em torno de África vai mudar nos próximos anos e desafia Angola a juntar-se ao fundo de investimento, numa altura em que já conta com contribuições de países como a Nigéria, Cabo Verde, Guiné ou Zimbábue.

O diretor de serviços financeiros da AFC, Sanjeev Gupta, esteve em Lisboa na conferência Angola: Novo ciclo político e de investimento, onde lembrou que existem diversas oportunidades em África a “clamar” por investimento.

Concretamente em relação a Angola, Sanjeev Gupta afirmou que “não é preciso conhecer física quântica para saber que o país está a clamar por desenvolvimento das infraestruturas ou formas de explorar melhor os recursos”.

“Há população a clamar por oportunidades de educação, acesso a mercados e comércio”, salientou, perante uma plateia que contava com o ministro da reforma do Estado de Angola, Adão Correia de Almeida.

A missão da AFC é promover o desenvolvimento das infraestruturas no continente africano, gerando retorno para os acionistas do fundo. Enquanto fundo multilateral, a AFC garante já ter aplicado 3.000 milhões de dólares para financiar projetos de infraestrutura de larga escala em países africanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo africano desafia Angola a juntar-se ao clube

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião