Ex-secretário de Estado condenado a quatro anos de prisão

  • ECO
  • 31 Maio 2019

O ex-secretário de Estado José Conde Rodrigues foi condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa, pelo crime de peculato.

José Conde Rodrigues, ex-secretário de Estado da Justiça do segundo Governo de José Sócrates, foi condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa pelo período de dois anos e seis meses, pelo crime de peculato. Terá ainda de pagar uma indemnização ao Estado superior a 13.650 euros e uma multa que ronda os 6.000 euros.

Segundo a RTP 3, está em causa a compra de mais de 700 livros com cartões de crédito do Estado. O tribunal considerou que algumas das obras se enquadravam no exercício de funções de Conde Rodrigues, mas outras, entre as quais romances e livros que não estavam na esfera do Direito, eram alheias às suas funções. Assim, foi concluído que Conde Rodrigues se apropriou indevidamente destas obras.

O ex-secretário de Estado José Magalhães, que também era arguido neste processo, foi absolvido pela Justiça. Era acusado pelo Ministério Público de ter gastado 400 euros do Estado em livros e revistas.

Este processo foi aberto na sequência de uma denúncia da Associação Sindical dos Juízes Portugueses contra incertos por procedimentos adotados nos gabinetes ministeriais e secretarias regionais do Governo de então, de acordo com a SIC Notícias.

(Notícia atualizada às 16h23 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-secretário de Estado condenado a quatro anos de prisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião