Morningstar compra DBRS. Vai pagar 669 milhões

A Morningstar comprou a canadiana DBRS por 669 milhões de dólares, numa altura de viragem no mercado das obrigações soberanas. Fica com quota de 2%.

A DBRS é uma das quatro agências a merecer a atenção do BCE.DR

A Morningstar comprou a agência de rating canadiana DBRS por 669 milhões de dólares, um negócio que garante à gigante dos serviços financeiros uma “fatia” de 2% do mercado das notações financeiras, dominado em 96% por três empresas norte-americanas.

A incorporação da DBRS no atual negócio de avaliação de risco da Morningstar vai permitir à empresa uma expansão do portefólio ativos aos quais dá cobertura, tendo em conta que a agência canadiana conquistou uma “forte presença de mercado” nas últimas décadas, não só no Canadá como também nos EUA e na Europa.

O nome DBRS é bem conhecido por muitos portugueses. Durante vários anos, após a grande crise financeira, foi a única agência a não colocar a dívida pública portuguesa na categoria de “investimentos especulativos” — vulgo “lixo” —, o que permitiu ao país continuar a aceder aos mercados financeiros institucionais de dívida e ao programa quantitative easing do BCE, fator de grande relevo na recuperação financeira de Portugal.

A decisão da Morningstar surge numa altura em que o mercado secundário de dívida está num ponto de viragem, premiando as obrigações soberanas com maturidades mais curtas, como a dois e a três anos, o que pode indiciar que os investidores antecipam uma recessão global no curto prazo. Por norma, as obrigações com maturidades mais longas, a 5 e a 10 anos, têm yields mais elevadas, premiando os investidores por aplicarem o capital por um tempo mais elevado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morningstar compra DBRS. Vai pagar 669 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião