Vodafone com falhas em vários países, incluindo em Portugal. Serviço “está a ser reposto”

O serviço de banda larga da Vodafone teve falhas em vários países, incluindo em Portugal. Clientes queixaram-se de problemas no acesso à internet. Serviço em Portugal está a ser reposto.

Os serviços de banda larga fixa e móvel da Vodafone registaram quebras esta quinta-feira. O incidente afetou vários países e o ECO confirmou que clientes portugueses também sentiram dificuldades em aceder à internet através da rede da operadora, tanto através dos dados móveis como da internet fixa 4G. Algumas empresas portuguesas também ficaram sem acesso à rede.

A Vodafone Portugal confirmou a existência de problemas através de uma gravação reproduzida na linha de apoio ao cliente da Vodafone Portugal: “Detetámos em algumas zonas do país dificuldades no acesso à internet através do serviço TV+Net+Voz. Estamos a efetuar todos os esforços para resolver esta dificuldade com a maior brevidade possível.” Ouça a gravação:

Depois da publicação desta notícia, fonte oficial da Vodafone Portugal disse ao ECO que o problema já tinha sido solucionado. “A Vodafone confirma a existência de uma falha técnica na rede internacional de acesso à internet. A situação já está corrigida e o serviço está a ser reposto gradualmente à máxima velocidade possível”, indicou a mesma fonte. Já depois destas declarações, fonte oficial da Anacom disse ao ECO que o regulador não tinha recebido, até àquele momento, qualquer notificação de incidente na rede por parte da operadora liderada por Mário Vaz.

Ainda assim, a falha foi suficiente para levar o portal DownDetector, que deteta e regista falhas nos serviços digitais, a receber queixas de centenas de utilizadores da Vodafone, de norte a sul de Portugal continental, que reportaram falhas no serviço da empresa. As queixas tiveram origem, sobretudo, nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto, Braga, Faro, Leiria e Coimbra, mas também há queixas vindas do interior do país, em Vila Real, Viseu, Covilhã, Santarém e Évora.

O mapa identifica as principais regiões de Portugal continental de onde estão a surgir queixas em relação às falhas na banda larga da Vodafone.DownDetector/OpenStreetMap

Para além de Portugal, a imprensa internacional reportou problemas semelhantes com o serviço da Vodafone na Irlanda e no Reino Unido. Várias horas antes, a Vodafone tinha confirmado a existência de falhas no serviço no Gana. Na Irlanda, a empresa também confirmou estar a tentar resolver a interrupção. Desconhece-se o que esteve na origem desta falha, bem como a abrangência geográfica da mesma e o número de clientes afetados.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone com falhas em vários países, incluindo em Portugal. Serviço “está a ser reposto”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião