Filipa Roseta: “Nunca me sentaria no Conselho de Ministros ao lado do meu pai. Isso é que é uma vergonha”

  • ECO
  • 2 Julho 2019

A filha de Pedro e Helena Roseta, escolhida pelo PSD para liderar a lista de Lisboa para as legislativas, garante que nunca se sentaria ao lado do pai num Conselho de Ministros.

Filipa Roseta, escolhida para encabeçar as listas do PSD em Lisboa para as próximas legislativas, voltou a ressuscitar a polémica do familygate. Filha de Pedro e Helena Roseta, — ex-ministro de Durão Barroso e ex-deputada do PSD, hoje nas fileiras socialistas — a atual vereadora da Câmara de Cascais garante que nunca se sentaria no Conselho de Ministros ao lado do pai.

“Eu nunca me sentaria no Conselho de Ministros ao lado do meu pai. Isso é que é uma vergonha”, sublinhou em declarações ao Jornal I (link indisponível).

O familygate foi um tema que agitou a campanha eleitoral das europeias, envolvendo na altura o nome Mariana Vieira da Silva, filha do ministro do Trabalho e Segurança Social. Duarte Marques retoma a polémica com ironia, nas redes sociais, comparado o currículo de ambas: “Mariana é ministra por mérito, apesar de ter um currículo sofrível. Filipa Roseta é cabeça de lista do PSD por ser filha de quem é. Apesar de ser professora da faculdade de arquitetura de Lisboa e vereadora em Cascais”.

Também Helena Roseta, ouvida pelo Jornal i, lembra que as críticas que foram feitas à sua filha “são direcionadas e são feitas por pessoas que não estão confortáveis com algumas escolhas que o PSD está a fazer”.

A escolha de Rui Rio foi elogiada também fora do partido, nomeadamente por Adolfo Mesquita Nunes.

Correção: Na versão original desta notícia, foi escrito que a escolha de Filipa Roseta para encabeçar as listas do PSD em Lisboa foi recebida com desagrado por algumas fações dos sociais-democratas. Isto porque Duarte Marques, deputado e ex-líder da JSD, escreveu no Twitter a seguinte frase frase: “Filipa Roseta é cabeça de lista do PSD por ser filha de quem é”. Mas a mensagem completa do deputado na rede social enquadra a frase num tweet cujo objetivo parece ser o de vincar, através da ironia, as diferenças entre os CV da ministra Mariana Vieira da Silva e de Filipa Roseta. Reproduzimos a mensagem do deputado na íntegra: “Mariana é Ministra por mérito, apesar de ter um CV sofrível, Filipa Roseta é cabeça de lista do PSD por ser filha de quem é. Apesar de ser Professora da faculdade de arquitetura de Lisboa e Vereadora em Cascais. #DoubleStandards”. Pelo sucedido, pedimos desculpa ao deputado do PSD e aos nossos leitores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filipa Roseta: “Nunca me sentaria no Conselho de Ministros ao lado do meu pai. Isso é que é uma vergonha”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião