Um trabalhador em Lisboa ganha mais 335 euros do que no Porto. Veja aqui qual o salário médio no seu distrito

Lisboa continua a ser o distrito no qual os salários para quem trabalha por contra de outrem são os mais elevados do país. Porto fica abaixo de Setúbal e é em Bragança onde se ganha menos.

Um trabalhador por conta de outrem em Lisboa ganha mais 25% do que a média nacional e mais 334 euros que no distrito do Porto. Na outra ponta está Bragança, onde um trabalhador por contra de outrem ganha menos 22,1% que a média do país, de apenas 1.133,3 euros por mês. Estes são valores brutos e que incluem prémios, subsídios e até horas extraordinárias.

De acordo com os dados dos quadros de pessoal do Ministério do Trabalho, referentes a 2017, o valor das remunerações dos trabalhadores por contra de outrem estão a aumentar desde 2015, com algumas das diferenças regionais a ficarem ligeiramente menores, mas as divergências ainda são grandes.

Em Lisboa, a remuneração média mensal é de 1.416,6 euros, mais 283,3 euros que a média nacional. O distrito de Setúbal surge em segundo lugar, com a remuneração média mensal nos 1.207,9 euros.

No Porto a remuneração média mensal é de 1.082,4 euros, abaixo do distrito de Lisboa e de Setúbal. Em comparação com Lisboa, a remuneração média mensal ganha por um trabalhador por contra de outrem é inferior em 334,2 euros.

Na outra ponta está Bragança, o distrito onde as remunerações são mais baixas (excluindo a Região Autónoma da Madeira e dos Açores), ficando-se pelos 882,6 euros, menos 22,1% que a média nacional e a 534 euros de diferença de Lisboa. Veja aqui a diferença das remunerações por distrito em 2017:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um trabalhador em Lisboa ganha mais 335 euros do que no Porto. Veja aqui qual o salário médio no seu distrito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião