📜 Esta é a lista dos grandes devedores da banca. Não há nomes, mas há perdas de muitos milhares de milhões

O Banco de Portugal já divulgou a lista dos grandes devedores em incumprimento nos bancos que pediram ajuda pública nos últimos 12 anos. Confira aqui a lista.

O Banco de Portugal já divulgou a lista dos grandes devedores em incumprimento nos bancos que pediram ajuda pública nos últimos 12 anos. Em causa estão os grandes clientes faltosos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BES/Novo Banco, Banif, BPN, BCP e BPI, bancos que desde 2007 já foram apoiados em 24 mil milhões de euros com fundos públicos.

O Parlamento queria saber por que razão estes bancos precisaram de ajuda dos contribuintes. Neste sentido, pediu ao Banco de Portugal para divulgar um relatório com o “resumo sob a forma agregada e anonimizada da informação relevante relativa às grandes posições financeiras”, tal como prevê a Lei n.º 15/2019 relativa à transparência bancária.

Neste documento, publicado no site do Banco de Portugal, é possível ver, por banco, mas também pelo momento da injeção pública, os valores das perdas que cada uma dos grandes clientes provocou nas diferentes instituições financeiras. Esses grandes devedores estão identificados por um código numérico, sendo esse o mesmo nos vários bancos.

Veja aqui a lista:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📜 Esta é a lista dos grandes devedores da banca. Não há nomes, mas há perdas de muitos milhares de milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião