Nova travessia do Tejo volta a ser prioridade dos socialistas

  • ECO
  • 18 Julho 2019

A construção de uma terceira travessia do Tejo voltou a ser uma prioridade do PS. Isto depois de em 2009 o Governo de José Sócrates ter lançado um concurso para tal, que acabou por ser anulado.

Depois de o Governo de José Sócrates ter lançado um concurso para a construção da terceira travessia do Tejo, a nova ponte volta agora a ser uma prioridade dos socialistas. Desta vez, o projeto surge no âmbito do grupo de trabalho para o Programa Nacional de Investimentos 2030 e é justificada com a “visão nacional de desenvolvimento harmonioso da Área Metropolitana de Lisboa”, cita o Jornal de Negócios. PCP e Bloco de Esquerda também propuseram um projeto semelhante, embora com valências divergentes.

Entre mais de 100 projetos apresentados no seio deste grupo de trabalho pelo PS, surge a nova ponte entre Chelas e o Barreiro, “integrada numa visão nacional de desenvolvimento harmonioso da Área Metropolitana de Lisboa, que responda às necessidades das populações da economia nacional”. Na proposta, não é contudo feita qualquer referência a que tipo de tráfego deve destinar-se esta infraestrutura.

Com o Executivo de José Sócrates, a terceira travessia iria ser apenas para uso ferroviário, tendo este projeto acabado, no entanto, anulado face à “significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira de Portugal”.

Esta nova ponte surge também no pacote de propostas apresentado pela esquerda. Os comunistas defendem a construção de uma ponte rodoferrroviária e os bloquistas sugeriram uma travessia exclusivamente ferroviária, tendo contraposto ao Plano Nacional de Investimentos 2030 um plano nacional ferroviário a executar até 2040.

Nas propostas entregues pelo PSD e pelo CDS-PP, não há qualquer menção a uma eventual terceira travessia do Tejo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova travessia do Tejo volta a ser prioridade dos socialistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião