Metro de Lisboa dá mais tempo às propostas para novos comboios. Convida quatro grupos

Empresa assegura que alongar de prazo para propostas ao concurso de 127 milhões do Metro para compra de material circulante e sistema de controlo automático não obriga a adiar data de conclusão: 2025.

O Metro de Lisboa prolongou os prazos para a apresentação de candidaturas ao concurso de 127,3 milhões de euros lançado em setembro último, e que prevê a aquisição de 14 novos comboios e de um novo sistema de sinalização. A aquisição destas novas unidades triplas para a rede de metropolitano está prevista para 2025, estando integrada nos atuais projetos de expansão desta rede de transporte. O Metro de Lisboa convidou quatro grupos a apresentar propostas.

O aviso de prorrogação foi publicado em Diário da República no dia 15 de julho, e segundo a empresa, visa já os prazos para a apresentação de propostas, fase seguinte à apresentação de candidaturas. “Os prazos foram prorrogados devido à complexidade das respostas aos pedidos de esclarecimentos apresentados pelos concorrentes”, explicou fonte oficial do Metro de Lisboa em resposta ao ECO sobre as razões para o prolongar de prazos. Os candidatos terão agora 185 dias para estas candidaturas se materializarem em propostas.

Este é um concurso que foi lançando já em setembro de 2018, e com pompa e circunstância, já que o evento contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes. O valor deste concurso assim o obrigava: em causa está um investimento de quase 130 milhões de euros para reforçar a capacidade do Metro de Lisboa.

Neste valor está incluída a compra de 14 novas unidades triplas — comboios — para reforçar a oferta do Metro de Lisboa, mas também para dar capacidade de resposta à transportadora quando a expansão da rede começar a avançar, prevendo igualmente a aquisição de um novo sistema de controlo automático da circulação. E apesar do prazo para apresentação de propostas ter sido agora prorrogado, o Metro de Lisboa garantiu ao ECO que a data de conclusão do mesmo permanece a mesma: 2025.

Segundo informações avançadas ainda pelo Metro de Lisboa ao ECO, e após a fase de receção de candidaturas, “foram convidados a apresentar proposta quatro agrupamentos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa dá mais tempo às propostas para novos comboios. Convida quatro grupos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião