Governo acelera venda do banco da CGD no Brasil

Caderno de encargos da venda direta das ações do Banco Caixa Geral - Brasil, detidas direta e indiretamente pela Caixa Geral de Depósitos, foi aprovado em Conselho de Ministros.

A venda do negócio da Caixa no Brasil está mais próxima. Foi aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros o caderno de encargos da venda direta das ações do Banco Caixa Geral – Brasil, detidas direta e indiretamente pela Caixa Geral de Depósitos.

“Depois de terem sido recolhidas as intenções dos potenciais interessados na operação, o Governo aprova e dá a conhecer as condições específicas a que deve obedecer a venda direta“, dá conta o Conselho de Ministros em comunicado.

É explicado ainda que seguir-se-á agora a seleção dos interessados que passam à fase subsequente do processo de alienação.

A venda da operação do banco público no Brasil já tinha sido abordada durante a conferência de imprensa de apresentação das contas relativas à primeira metade do ano. Na ocasião, Paulo Macedo adiantou que a instituição estava na fase de avaliação das propostas não vinculativas (eram oito os interessados) e na respetiva hierarquização, visando depois propô-las ao Ministério das Finanças.

A alienação do negócio do Brasil insere-se no âmbito da redução das operações da CGD fora de Portugal, contrapartida para a recapitalização do banco público. Em novembro foi aprovada a venda do Banco Caixa Geral, em Espanha, ao Abanca, bem como do sul-africano Mercantile Bank ao Capitec Bank Limited.

“Com a aprovação desta resolução, o Governo conclui mais um importante passo no sentido da execução dos compromissos assumidos no âmbito do plano estratégico da CGD, subjacente ao plano de recapitalização garantido pelo Estado”, conclui o comunicado do Conselho de Ministros.

(Notícia atualizada às 13h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo acelera venda do banco da CGD no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião