E vão quatro. Toyota Caetano Portugal de saída da Bolsa de Lisboa

Há mais uma empresa de saída da praça bolsista nacional. Desta vez é a Toyota Caetano Portugal. O maior acionista diz que já não se justifica a presença desta empresa na Bolsa de Lisboa.

A Salvador Caetano Auto quer tirar a Toyota Caetano Portugal do mercado bolsista nacional. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa explica que a Bolsa de Lisboa já não “constitui um mecanismo de financiamento dos capitais próprios”.

Esta é já a quarta cotada que anuncia, este ano a saída da bolsa de Lisboa. Após a Transinsular, que saiu logo no início de 2019, a SAG abandonou o índice PSI Geral em julho. Além destas também a Compta está em lista de espera para sair, o que irá levar o total de cotadas para apenas 52.

Na convocatória da Salvador Caetano Auto conhecida esta manhã, a empresa propõe que a Assembleia Geral Extraordinária da Toyota Caetano Portugal “delibere a perda de qualidade de sociedade aberta” da empresa que produz e comercializa veículos da marca japonesa em questão, na reunião que está marcada para 30 de agosto.

A Salvador Caetano Auto sublinha que “o mercado bolsista não constitui já um mecanismo de financiamento dos capitais próprios da Toyota Caetano Portugal, pelo que a perda da qualidade de sociedade aberta pela Toyota Caetano Portugal não afeta o normal desenvolvimento da sua atividade”.

Além disso, a empresa explica que assumirá o papel de acionista que adquirirá as ações da Toyota Caetano Portugal aos acionistas que não votem favoravelmente a declaração de perda da qualidade de sociedade aberta. A empresa propõe a pagar todos esses títulos por 2,80 euros por ação.

A Salvador Caetano Auto é dona de mais de 68% do capital social da Toyota Caetano Portugal. Para além desta acionista, a Toyota Motor Europe detém 27% do capital social da empresa portuguesa em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E vão quatro. Toyota Caetano Portugal de saída da Bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião