Buffett é arquiteto de uma das maiores seguradoras do mundo
A Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, vale sobretudo pela sua componente seguradora e não está suficientemente apreciada, diz Bill Ackman, presidente de uma das grandes gestoras de ‘hedge-funds’.
O principal ativo da Berkshire é ser o maior negócio de seguros do mundo, o que corresponde a metade do seu valor intrínseco, afirma Bill Ackman fundador e CEO da Pershing Square Capital Management, uma gestora de ‘hedge funds’, numa carta dirigida aos investidores. O negócio segurador da Berkshire, que inclui a seguradora Geico, uma sua subsidiária integral, vem beneficiando da sua escala, e tem sido capaz de crescer a uma taxa mais elevada e com menores custos do que os seus concorrentes.
“Se o senhor Buffett é mais conhecido como um grande investidor, também deve ser considerado o arquiteto e CEO da maior empresa seguradora do mundo, pois o retorno obtido pela Berkshire nos investimentos efetuados não teria sido o mesmo sem os benefícios materiais que conseguiu ao financiar esses investimentos beneficiando de um seguro de custo reduzido “, afirmou o gestor, citado pela Bloomberg.
Ackman afirma ter investido na Berkshire Hathaway Inc. por acreditar que esta vai continuar a gerar retornos significativos, mesmo após Warren Buffett deixar a empresa. Refere que os títulos da Berkshire estão a ser negociados com um grande desconto face ao seu valor intrínseco, num momento em que suas subsidiárias estão prestes a beneficiar de mudanças no plano da gestão e da organização.
“A Berkshire é muitas vezes descrita na comunicação social como sendo semelhante a um fundo de investimento, deixando muita gente com a impressão de que os retornos dos acionistas da Berkshire estão dependentes da extraordinária capacidade de fazer aquisições de Warren Buffett”, diz Ackman na carta. “Embora esta ideia sobre a Berkshire tenha refletido a sua realidade no passado, já não reflete o que é a empresa actualmente.”
Para Ackman, Buffett, projetou a empresa de modo a ela poder sobreviver à sua saída. Acredita que a Berkshire deve continuar a gerar retornos elevados aos acionistas.
“O Sr. Buffett tem sido um dos gestores que os investidores acompanham de perto em todo o mundo”, nota Ackman, mas a Berkshire Hathaway está subvalorizada, sendo pouco seguida e incompreendida.
A Pershing Square Capital Management detém 3,51 milhões de ações da classe B da Berkshire desde 30 de junho, uma posição avaliada em cerca de 696 milhões de dólares (619 milhões de euros).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Buffett é arquiteto de uma das maiores seguradoras do mundo
{{ noCommentsLabel }}