Economia portuguesa a meio da tabela, ainda converge com a Europa

  • ECO
  • 6 Setembro 2019

Há dez economias a crescer mais que a portuguesa e quatro a crescer ao mesmo ritmo. Portugal está a meio da tabela, mas ainda cresce acima do ritmo verificado na Zona Euro e na União Europeia.

O Eurostat confirmou esta sexta-feira que a economia portuguesa cresceu 0,5% no segundo trimestre do ano, ficando exatamente a meio da tabela no conjunto dos 25 países para os quais há dados disponíveis, mas crescendo ainda acima da média da Zona Euro e da União Europeia.

De acordo com os dados conhecidos esta sexta-feira, há dez países com taxas de crescimento mais elevadas do que Portugal, e outras cinco economias que cresceram ao mesmo ritmo no segundo trimestre. Na segunda metade da tabela estão outras dez economias a crescer menos que Portugal, entre elas a Alemanha, o Reino Unido e a Suécia — cujas economias contrairam no segundo trimestre do ano. Itália estagnou no segundo trimestre.

Como as maiores economias estão na segunda metade da tabela, a economia da Zona Euro e da União Europeia acabou por abrandar no segundo trimestre, crescendo 0,2% em ambos os casos, metade do ritmo de crescimento verificado entre janeiro e março.

A granda razão apontada para o abrandamento económico no segundo trimestre é o contributo do comércio externo. O saldo externo foi negativo, em virtude de um abrandamento das exportações devido às tensões comerciais entre os dois maiores blocos económicos do mundo — Estados Unidos e China — e que está a afetar a maior economia europeia, a Alemanha, cujo maior motor de crescimento são precisamente as exportações.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa a meio da tabela, ainda converge com a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião