Parlamento britânico vai ser suspenso ainda hoje

  • ECO
  • 9 Setembro 2019

O Parlamento britânico vai ser suspenso esta segunda-feira, após o final da sessão. A decisão vigora até dia 14 de outubro. O anúncio foi feito ao início da manhã pelo gabinete do primeiro-ministro.

O Parlamento britânico vai mesmo ser suspenso esta segunda-feira, após o final da sessão na Câmara dos Comuns. E só voltará a reunir-se a 14 de outubro. A notícia avançada pela Sky News, e que rapidamente espalhou pela imprensa britânica, foi confirmada esta manhã pelo porta-voz de Downing Street.

Depois de ter anunciado a suspensão do parlamento, o gabinete do primeiro-ministro, voltou a reforçar que Boris Johnson não irá pedir uma extensão do Brexit, mesmo depois de na semana passada ter sido aprovado um projeto-lei que trava uma saída sem acordo e obriga o líder conservador a pedir uma extensão caso não consiga chegar a um acordo a 31 de outubro. Além disso, voltou a falar em eleições antecipadas para que os cidadãos decidam o caminho a seguir.

O primeiro-ministro não vai pedir uma extensão. Caso os deputados queiram resolver a situação, existe uma maneira fácil, votem hoje para haver eleições e deixem o público decidir“, lê-se na nota oficial citada pelo The Guardian.

O Reino Unido está a passar por um processo através do qual o parlamento é suspenso no final de uma sessão e antes do início de outra, a qual começa com um discurso da rainha, explica o The Guardian. Em causa está a suspensão do parlamento, não a sua dissolução, que obrigaria a eleições.

O líder da oposição, Jeremy Corbyn, intitula a decisão de suspender o parlamento de “vergonhosa”, sublinhado que o “parlamento deveria responsabilizar o governo” pela decisão, cita a Sky News.

O Partido Trabalhista voltou a referir que um hard Brexit seria “um desastre” para o Reino Unido, acrescentando que só aceitará a marcação de eleições quando estiver definido um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Além da possibilidade de convocar eleições antecipadas, a Câmara dos Comuns deverá debater esta segunda-feira a legislação relativamente à Irlanda do Norte, o chamado backstop, um dos principais pontos de discórdia.

(Notícia atualizado às 13h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento britânico vai ser suspenso ainda hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião