EUA e China na corrida ao novo terminal do Porto de Sines

  • ECO
  • 21 Setembro 2019

Concurso público internacional será lançado ainda este mês. Ministra do Mar confirmou ao Público que há interesse de operadores dos dois países.

Operadores dos EUA e da China já mostraram interesse na concessão do novo terminal de contentores em Sines, segundo noticia este sábado o Público (acesso condicionado). O concurso público internacional vai ser lançado ainda este mês e deverá envolver um investimento de 642 milhões de euros.

Depois da China, os Estados Unidos entraram na corrida. A ata da última reunião da Comissão Bilateral Permanente Estados Unidos – Portugal aponta para a natureza estratégica do Porto de Sines “como destinatário de gás natural liquefeito dos EUA (GNL)”. Acrescenta que “há interesse dos EUA em ver o investimento norte-americano no planeado terminal de contentores Vasco da Gama“.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, confirmou ao Público o interesse demonstrado por investidores de ambas as geografias e afirmou que “a proposta vencedora será aquela que melhores benefícios ofereça a Portugal, independentemente da origem do operador“.

O plano de expansão foi anunciado no início de 2017 na apresentação “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026”. Em julho, o Executivo de António Costa aprovou em Conselho de Ministros o decreto-lei que autoriza o concurso público internacional e estabelece as bases da concessão do novo terminal de contentores no porto de Sines.

Na altura, a ministra do Mar explicou que o projeto custará 642 milhões, que serão na totalidade suportados por privados. Irá envolver não só a construção de um cais, mas também a aposta em equipamentos que o Governo espera que coloquem este terminal nas rotas internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA e China na corrida ao novo terminal do Porto de Sines

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião