Carmona Rodrigues apresenta Alverca como alternativa ao aeroporto do Montijo

  • ECO
  • 18 Outubro 2019

Ex-presidente da Câmara de Lisboa e um grupo de especialistas apresentam para a semana um projeto para um novo hub em Lisboa com base em Alverca, com Portela a funcionar para voos de médio curso.

Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara de Lisboa, e especialista em aeroportos vão apresentar na próxima semana uma solução para um novo hub em Lisboa com base em Alverca e a funcionar como complemento do aeroporto da Portela.

Segundo o Jornal Económico (acesso pago), este projeto — que se apresenta como alternativa à transformação da Base Aérea do Montijo em aeroporto civil — será apresentado no dia 23 de outubro, na Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande.

A proposta deste grupo de especialistas, que inclui, além de Carmona Rodrigues, um ex-presidente da APA e José Furtado, especialista português no setor, prevê que novo aeroporto em Alverca seja capaz de gerir 75 milhões de passageiros, enquanto Portela seria transformada em aeroporto secundário para viagens de médio curso.

Para já a solução em cima da mesa para aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa passa pelo Montijo. De resto, a ANA e o Estado assinaram a 8 de janeiro um acordo para aumentar o atual aeroporto de Lisboa (Humberto Delgado) e transformar a base aérea do Montijo no novo aeroporto de Lisboa, num investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028. Mas o processo está a merecer contestação devido ao impacto ambiental na região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carmona Rodrigues apresenta Alverca como alternativa ao aeroporto do Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião