Depois da Nos, clientes da Vodafone também estiveram sem internet

O dia desta terça-feira não foi animador para o setor das telecomunicações em Portugal. Depois das falhas na Nos, também a Vodafone registou problemas no acesso à internet.

Esta terça-feira não foi um dia exemplar para o setor das telecomunicações em Portugal. Depois de os clientes da Nos terem ficado praticamente três horas sem comunicações móveis durante o período do almoço, foi a vez de os clientes da Vodafone enfrentarem problemas no acesso à internet durante várias horas após o jantar.

“Uma avaria de software de rede causou constrangimentos no serviço de internet móvel e fixa da Vodafone na noite de 22 de outubro, que se fizeram sentir por todo o país. A situação teve início às 21h15 e ficou resolvida às 00h30. A Vodafone identificou imediatamente a causa do problema e ativou todos os meios para repor a situação dentro do mais curto espaço de tempo possível”, disse ao ECO fonte oficial da empresa. A operadora não deu mais detalhes sobre a causa do problema.

O portal Down Detector, que monitoriza a atividade de vários serviços em todo o mundo, mostra um aumento súbito no número de queixas dos utilizadores acerca dos serviços de internet fixa e móvel da Vodafone por volta das 22h00, que se estendeu até meio da madrugada. À meia noite, desta quarta-feira, ainda havia quem se queixasse de problemas: “Incrível, quatro horas sem internet”, escreveu um utilizador.

Quanto à Nos, a empresa resolveu o problema técnico por volta das 15h00. Ao final do dia, depois de efetuadas diligências, a empresa comunicou que a falha técnica se deveu a uma “anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego”. Uma falha que a operadora considerou ter “uma probabilidade absolutamente ínfima”.

(Notícia atualizada às 9h54 com declaração oficial da Vodafone)

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