Lisboa acompanha perdas na Europa. Impresa cai 5%

A maioria das bolsas europeias fechou no vermelho, com perdas ligeiras, que foram maiores no caso da bolsa portuguesa. O índice nacional recuou 0,43% e a Impresa eliminou os ganhos da sessão anterior.

As bolsas europeias fecharam em baixa e a praça portuguesa acompanhou a tendência. A maioria das cotadas nacionais fechou em terreno negativo, com especial destaque para os setores da energia e de media, que pressionaram a bolsa de Lisboa.

O francês CAC-40 foi o único dos maiores índices europeus a registar ganhos, na ordem dos 0,14%, que contrastam com a queda de 0,20% registada no pan-europeu Stoxx 600 esta terça-feira. Em Portugal, a queda foi maior. O PSI-20 fechou com um recuo de 0,43% e a cotar em 5.084,66 pontos.

A EDP Renováveis foi a empresa que mais contribuiu para este fraco desempenho. Os títulos caíram 1,82% e estão a valer 9,73 euros, uma tendência negativa que também foi seguida pela casa-mãe, o grupo EDP. A elétrica liderada por António Mexia perdeu 0,55%, para 3,592 euros, numa sessão em que a Galp Energia derrapou 0,27%, para 14,55 euros por ação.

Fora do índice principal, a Impresa destacou-se também pela negativa. Os títulos da dona da SIC reagiram aos resultados apresentados pela empresa e eliminaram a maior parte dos ganhos obtidos na sessão anterior, tendo recuado 4,98%, para 24,80 cêntimos, mesmo com a notícia de que o grupo mais do que duplicou os lucros nos primeiros nove meses do ano.

Em contrapartida, os setores da banca e dos correios impediram uma desvalorização superior na bolsa de Lisboa. O BCP ganhou 0,20%, para 20,28 cêntimos cada título, enquanto os CTT registaram o melhor desempenho da sessão, com uma subida de 0,45% no valor das ações da empresa, que estão a cotar em 2,676 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha perdas na Europa. Impresa cai 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião