Muito tempo sentado ao computador? Veja como vai ficar o seu corpo daqui a 20 anos

A "trabalhadora do futuro", Emma, mostra-lhe como será o corpo dos trabalhadores de escritório daqui a 20 anos se continuarem com uma vida sedentária.

Está sentado na sua secretária a trabalhar? A Emma quer que se levante agora mesmo! Ela é a sua “colega de trabalho do futuro” e vem mostrar-lhe como ficará se continuar com um estilo de vida sedentário.

A “trabalhadora do futuro”, Emma, é uma previsão em tamanho real de como será o corpo dos trabalhadores de escritório daqui a 20 anos. Este robô mostra quais serão os efeitos a longo prazo que o aumento do tempo passado ao ecrã do computador a trabalhar terá no nosso corpo, sendo visível na Emma esse impacto físico e psicológico.

Daqui a 20 anos poderemos estar como a Emma, com uma pele mais pálida — devido aos anos de exposição a luz artificial — e com um eczema — relacionado com a pressão que fazemos nos braços. Mas não fica por aqui: a má qualidade do ar causará seios inchados, no caso das mulheres, e o possível aparecimento de mais pêlos nasais e nos ouvidos. Além disso, os olhos vermelhos e inchados serão uma constante. A má postura e o tempo passado sentado à sua secretária levá-lo-ão a ficar permanentemente corcunda como a Emma.

Emma a “trabalhadora do futuro”Fellowes

A “trabalhadora do futuro” faz parte de uma pesquisa deste ano, encomendada pela empresa de equipamentos de escritório Fellowes Brands (cuja principal preocupação é a ergonomia) que, numa parceria com o futurista comportamental William Higham e outros especialistas, tinha como objetivo determinar os reais efeitos para a saúde que a má postura constante e as poucas alterações no local de trabalho terão para os trabalhadores.

Segundo o The Huffington Post, Higham, que explicou como a Emma poderia realmente ser, chamou-a de “pior cenário“. Para o investigador, a Emma é o exemplo do que poderia acontecer com alguém “caso tudo corresse mal”. Para Higham, este robô conseguiu fazer com que as pessoas percebessem os riscos de saúde com mais clareza, pelo impacto visual e pela proximidade com que estavam a essa realidade. “Quando se começa a dizer ‘isto pode ser consigo’, ‘no futuro pode ficar assim’, acho que as pessoas se identificam mais facilmente com o problema”, explicou ao Huffpost.

Trabalhadores corcundas

Apesar de não estar completamente curvado, continuar sentado incorretamente tantas horas é prejudicial. É verdade que a Emma não representa todos os trabalhadores de escritório. Não somos todos morenos ou mulheres caucasianas, por exemplo. Mas ela não deixa de ser uma representação de um estilo de vida extremamente sedentário e stressante.

Assim, é importante pensar nas alterações que tanto trabalhadores como empresas deviam começar a fazer imediatamente. A boa qualidade do ar e a exposição à luz natural seria um bom início, visto que aumentam a produtividade e a capacidade de trabalhar sem fadiga ocular ou dores de cabeça.

Uma análise do comportamento sedentário constatou que, independentemente do exercício que os trabalhadores fazem, estar sentado por longos períodos de tempo estará sempre associado a resultados pouco benéficos para a saúde. Além disso, um estudo realizado há três anos (publicado na WebMD) verificou que pessoas que não tenham pelo menos 150 minutos de atividade por semana apresentam maior risco de mortalidade. Uma vida inteira de má postura pode ser prejudicial, contribuindo não só para ter costas curvadas (cifose), mas também para o envelhecimento precoce e a osteoporose.

O investigador comportamental William Higham afirmou ao Huffpost que a Emma o fez pensar. Por isso, atualmente, faz mais pausas, levanta-se mais vezes da secretária (pelo menos uma por hora) e tenta garantir que não permanece na mesma posição durante longos períodos de tempo, fazendo intervalos de modo a não estar sempre a olhar para o ecrã.

A Emma é uma previsão futurista caso não intervenha na sua postura, no seu estilo de vida e no ambiente do seu escritório. Pode ser tarde demais para Emma, mas não para si.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Muito tempo sentado ao computador? Veja como vai ficar o seu corpo daqui a 20 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião