Para onde voa quem parte dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro?

Madrid e Paris foram os destinos mais comuns dos passageiros que partiram dos aeroportos nacionais. Mas Londres também foi muito procurado, principalmente por quem saiu de Faro.

São três as opções de aeroportos quando a partida é feita em território nacional, mas muitos os destinos disponíveis. Contudo, dependendo do aeroporto de partida, há destinos mais comuns do que outros, tendo em conta a distância e, claro, os preços.

A maior parte dos voos com saída de Lisboa aterram em Paris mas, se o ponto de partida for o Porto, os locais de aterragem mais comuns são em Espanha e França. Quem parte do Faro voa, na maioria das vezes, para Londres.

Para onde voa quem parte dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro?

De Lisboa a caminho de Madrid

No ano passado, partiram do aeroporto de Lisboa 2,92 milhões de passageiros, num total de 24.990 voos, de acordo com o Eurostat. A maioria destas viagens teve como destino o aeroporto Adolfo Suarez Madrid/Barajas, na capital espanhola. Foi para este destino que partiram mais de 757 mil pessoas, um número que aumentou no último ano.

Paris foi o segundo destino preferido para quem partiu de Lisboa. Mais de 644 mil passageiros voaram em direção ao aeroporto de Paris-Orly, num total de 4.300 voos. Contudo, tanto o número de pessoas como o número de viagens diminuiu. O Porto e a Madeira aparecem imediatamente depois, recebendo 572.823 e 501.565 passageiros, respetivamente, à frente do aeroporto de Amsterdam/Schiphol, na capital holandesa, para o qual partiram 448.603 pessoas.

Espanha e França são os destinos mais comuns para quem sai do Porto

Para quem parte do aeroporto do Porto, Lisboa foi o destino mais comum no ano passado: recebeu 8.190 voos, num total de 562.046 passageiros, diz o Eurostat. Estes números mostram um aumento face ao ano anterior.

Fora do país, aparece novamente Paris-Orly, que recebeu, no ano passado, 3.366 voos com partida do Porto, que transportaram 490.045 pessoas. E, como terceiro destino mais comum para quem parte da Invicta está novamente o aeroporto Adolfo Suarez Madrid/Barajas, que recebeu 3.488 voos num total de mais de 380 mil passageiros. Genebra, na Suíça, e Barcelona, em Espanha, fecham o top 5, com 344.095 e 293.555 passageiros, respetivamente.

Londres é o preferido para quem parte de Faro

Contrariamente ao Porto e a Lisboa, o aeroporto de Faro tem a maioria dos voos com destino a Inglaterra, nomeadamente Londres. O destino mais comum é o aeroporto de London/Gatwick, que recebeu no ano passado 355.887 passageiros, num total de 2.282 voos. Contudo, de acordo com o Eurostat, tanto as viagens como as pessoas diminuíram no espaço de um ano.

Atrás aparece o aeroporto de Dublin, na Irlanda, com 1.559 voos e mais de 263 mil passageiros. O terceiro destino mais comum é novamente na Inglaterra, mas desta vez Manchester, com 1.302 voos e mais de 232 mil passageiros. Em quarto aparece novamente Londres, mas agora o aeroporto de London/Stansted, com 1.073 voos e mais de 182 mil passageiros. A fechar este ranking está Lisboa, com 162.279 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Para onde voa quem parte dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião