Economistas internacionais melhoram previsões de crescimento de Portugal

  • ECO
  • 9 Dezembro 2019

Vários economistas internacionais reviram em alta as previsões de crescimento de Portugal para 2019, 2020 e 2021, assim como o crescimento da Zona Euro.

Um conjunto de 20 economistas internacionais consultados pela Bloomberg acredita que Portugal vai crescer mais nos próximos dois anos. As previsões destes especialistas apontam para um crescimento de 1,9% do PIB este ano, superior aos 1,7% estimados anteriormente. Relativamente à Zona Euro, o crescimento também deverá ser mais acentuado.

De acordo com o inquérito da Bloomberg realizado entre 29 de novembro de 5 de dezembro, citado pelo Jornal de Negócios, a previsão média destes economistas para o PIB de 2019 foi revista em alta de 1,7% para 1,9%. Esta atualização é, assim, igual à previsão que o Governo entregou à Comissão Europeia no esboço orçamental em outubro.

Assim como a Bloomberg, também o Conselho das Finanças Públicas (CFP), o FMI e a OCDE reviram em alta o crescimento da economia nacional para 1,9%, enquanto o Banco de Portugal e a Comissão Europeia melhoraram essa previsão para 2%.

Para o quarto trimestre deste ano, os 20 economistas preveem um crescimento de 0,4%, acima dos 0,3% previstos anteriormente. As previsões apontam ainda para uma manutenção do ritmo de crescimento nos 0,4% no primeiro trimestre do próximo ano.

Relativamente ao PIB, os economistas antecipam uma desaceleração mais branda do PIB para 1,6%, face aos 1,4% previstos anteriormente. Para 2021 estima-se um crescimento de 1,5%. Contrariamente, a taxa de inflação foi revista em baixa para 2019 e para 2020: 2019 (0,3% face aos 0,7%) e 2020 (0,9% face a 1,2%).

Além disso, um conjunto de 54 economistas também reviu em alta o crescimento da economia da Zona Euro: de 1,1% para 1,2%. Para 2020, as previsões apontam para uma subida de 1% do PIB e, para 2021, é esperada uma aceleração para 1,2%. A previsão para a inflação da Zona Euro manteve-se nos 1,2%, tanto para 2019 como para 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economistas internacionais melhoram previsões de crescimento de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião