Montepio resgata companhia de seguros low cost com fusão na Lusitania

Grupo Montepio vai fundir a N Seguros na Lusitania. Companhia de seguros de baixo custo estava em dificuldades para cumprir rácios.

O grupo Montepio foi em socorro da sua seguradora online de automóveis, a N Seguros, e vai fundi-la com a Lusitania para evitar que entre em incumprimento dos rácios de solvência.

“A evolução desfavorável da situação financeira da N Seguros nos últimos anos e, em particular, a recente degradação do seu resultado técnico e a necessidade de reforço do provisionamento, colocaram a N Seguros em risco efetivo de incumprimento do nível de solvência no final do exercício de 2019“, indica o Montepio no projeto de fusão das duas empresas seguradoras que foi publicado esta segunda-feira no portal de justiça. A notícia foi avançada inicialmente pelo Expresso.

A Lusitania é a seguradora da mutualista Montepio, detendo 100% do capital da N Seguros, que agora vai ser incorporada mediante a transferência global do património para a Lusitânia.

Segundo o projeto de fusão, a operação acontece porque “a N Seguros, na situação atual, sem reforço de fundos próprios, não demonstra viabilidade económica”, pelo que a opção de incorporação na Lusitania “trará vantagens que se traduzem, no imediato, na redução de custos, designadamente de estrutura, concentrando numa única entidade o desenvolvimento da atividade seguradora dos ramos não vida.

A fusão surge na sequência de contactos com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), que terá ainda de aprovar a operação.

O ativo da Lusitania está avaliado em 502 milhões de euros, enquanto o passivo é de 442 milhões. A N Seguros tem um ativo líquido de 23 milhões e um passivo de 17,1 milhões. As duas seguradoras registaram prejuízos até outubro: a Lusitania registou um resultado líquido negativo de 4,5 milhões, já o prejuízo da N Seguros ascende a 2,7 milhões nos primeiros dez meses do ano.

Apesar da incorporação na Lusitania, a N Seguros vai manter a marca, com o projeto de fusão a apontar “para uma maior eficiência na utilização dos capitais próprios e uma abordagem estratégica ao canal direto do segmento individual ancorado na marca N Seguros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio resgata companhia de seguros low cost com fusão na Lusitania

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião