Centeno entrega OE 2020 sem inscrever almofada financeira

  • ECO
  • 24 Dezembro 2019

Governo já teve de substituir o relatório que acompanha o Orçamento do Estado por um atualizado devido a gralhas e poderá ter de voltar a fazê-lo.

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2020 foi entregue, na semana passada, na Assembleia da República, mas já teve de ser alvo de correções devido a falhas. Poderá sê-lo novamente já que a almofada financeira, ou seja o dinheiro que o Governo guarda para fazer face a gastos imprevistos, não está inscrita no documento, segundo noticia esta terça-feira o Observador (acesso pago).

No capítulo dedicado à Situação Financeira das Administrações Públicas — Contabilidade Pública, o subcapítulo relativo às despesas da Administração Central costuma incluir informações sobre dois instrumentos geridos pelo ministro das Finanças para controlar a despesa: a dotação provisional e a reserva orçamental.

Foi assim, pelo menos, nos últimos três anos, mas não na proposta de OE 2020, sendo que estes indicadores são fundamentais para que seja avaliada a proposta pela Comissão Europeia. Contactado pelo Observador, o Ministério das Finanças não respondeu para explicar a informação em falta.

Esta nova falha é conhecida depois de o Governo ter substituído o relatório que acompanha o OE por um atualizado. A informação contida na versão original continha erros relativos ao ensino básico e secundário, bem como referentes à Saúde e à carga fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno entrega OE 2020 sem inscrever almofada financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião