Vendas a retalho aceleram. Sobem 3,7% no mês antes do Natal

  • Lusa
  • 30 Dezembro 2019

De acordo com o INE, as vendas do comércio a retalho cresceram 3,7% em novembro face ao período homólogo. Já os índices de emprego e de remunerações aumentaram 2,5% e 44%, respetivamente.

O volume de negócios do comércio a retalho aumentou 3,7% em novembro face a igual mês do ano anterior, impulsionado pelos produtos não alimentares, indicou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O índice de volume de negócios no comércio a retalho aumentou 3,7% em novembro, taxa superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao observado no mês anterior”, refere o INE, adiantando que o agrupamento de produtos não alimentares contribuiu para o índice global com um aumento de 4,3% em novembro, mais 1,1 p.p. que o registado em outubro.

Já o agrupamento de produtos alimentares desacelerou 1,2 pontos percentuais, para 3%.

A variação mensal, do índice agregado foi de 0,8% em novembro, contra 2,5% no mês anterior.

De acordo com o INE, o índice do agrupamento de produtos alimentares passou de uma subida de 1,5% em outubro para uma queda de 1% em novembro, enquanto o de produtos não alimentares abrandou, de 3,3% para 2,3%, respetivamente.

Em novembro, o índice de emprego no comércio a retalho registou um aumento homólogo de 2,2%, quanto em outubro a variação homóloga foi de 2,4%.

As remunerações no comércio a retalho aumentaram, em termos homólogos, 4% em novembro, uma subida inferior aos 5% do mês anterior.

A taxa de variação mensal dos índices de emprego e de remunerações situou-se, em 2,5% e 44%, respetivamente, contra 2,6% e 45,4% em novembro de 2018″, pela mesma ordem, adianta o INE.

Já o índice de horas trabalhadas passou de uma variação homóloga de 1,6% em outubro, em termos homólogos, para 1,3% em novembro.

Quando comparado com outubro, o índice de horas trabalhadas diminuiu 0,2% (variação de 0,1% em novembro do ano anterior).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas a retalho aceleram. Sobem 3,7% no mês antes do Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião