Revista de imprensa internacional
A Nissan tem um plano para se separar da Renault. European Systemic Risk Board alerta que ciberataques podem desencadear uma crise de liquidez na banca. Isabel II convoca reunião de emergência.
Ao fim de mais de 20 anos de união, os altos dirigentes da Nissan estão a preparar uma possível separação da Renault, que implicará a divisão total das áreas de engenharia e produção. Na banca, o European Systemic Risk Board alerta que um ciberataque a um banco pode “escalar rapidamente de uma falha operacional para uma crise de liquidez”. Em Espanha, há cada vez mais pessoas a consultarem o seu banco através do telemóvel. Esta segunda-feira, destaque ainda para a reunião de emergência de Isabel II para discutir “Megxit”.
Financial Times
Nissan tem plano secreto para se separar da Renault
Os executivos seniores da Nissan estão a acelerar o plano secreto para uma possível separação da Renault. Os planos incluem uma divisão total nas áreas de engenharia e produção, assim como mudanças no conselho da Nissan, de acordo com várias fontes, e aumentaram desde a fuga extraordinária de Ghosn do Japão no final de dezembro. Apesar dos esforços para melhorar a relação entre as duas empresas, a parceria com a Renault ter-se-á tornado tóxica, referem fontes próximas do processo. Esta decisão é o último sinal de tensão na aliança mantida pelas duas empresas durante quase duas décadas e encabeçada por Carlos Ghosn.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
Expansión
Europa alerta que ciberataques podem desencadear uma crise de liquidez na banca
O European Systemic Risk Board (ESRB), organismo responsável por detetar e mitigar os riscos para a estabilidade financeira na Europa, concluiu, que, em determinas circunstâncias, um ciberataque a um banco pode “escalar rapidamente de uma falha operacional para uma crise de liquidez” que, por sua vez, poderá desencadear uma crise financeira sistémica. Além disso, o ESRB identificou outras vulnerabilidades potencialmente perigosas para o sistema financeiro, como o excessivo endividamento das empresas, o nível de liquidez de ativos em mãos de fundos de investimento e custos relacionados com multas derivadas de problemas de conduta do setor bancário. A entidade garante que está a trabalhar para desenvolver uma regulamentação que leve em consideração estes riscos.
Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).
El País
Quase metade dos clientes financeiros usam apps para ir ao banco
Há cada vez mais espanhóis a consultarem o seu banco através do telemóvel. 47,1% dos clientes bancários em Espanha consultam o registo bancário pelo telemóvel pelo menos uma vez por semana, segundo os dados do Grupo Inmark. O estudo refere ainda que nos últimos três anos triplicou a percentagem de clientes que consultam de forma regular o banco principal com o qual operam. “Este crescimento manter-se-á nos próximos anos. As entidades estão a investir na inovação digital das plataformas. Ao mesmo tempo, os utilizadores veem-se ‘obrigados’ a usá-las. Os clientes são cada vez mais sofisticados com estas ferramentas”, explica Manuel López, conselheiro do grupo Inmark.
Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).
Axios
Trump quer retomar conversas com Kim Jong-Un
Os EUA pretendem retomar as conversações diplomáticas com a Coreia do Norte, que estão paradas desde outubro de 2019. A Casa Branca já informou Pyongyang dessa intenção “através de vários canais”, mantendo-se o derradeiro objetivo de negociar com o líder Kim Jong-Un a desnuclearização da península coreana.
Leia a notícia completa no Axios (acesso livre, conteúdo em inglês).
Reuters
Isabel II convoca reunião de emergência para discutir “Megxit”
A família real britânica vai reunir esta segunda-feira para gerir a crise desencadeada pelo decisão do casal Harry e Meghan, que tenciona afastar-se dos deveres reais e alcançar a “independência financeira”. A reunião vai ser presidida pela rainha Isabel II e contará com a presença dos herdeiros, incluindo os príncipes Carlos, William e o próprio Harry. A decisão do casal Harry e Meghan Markle, tomada de forma unilateral sem ter sido discutida no seio da família, apanhou o país de surpresa e já é conhecida no Reino Unido por “Megxit”.
Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}