Moçambique vai registar crescimento anual de 26,5% na produção de gás até 2029

  • Lusa
  • 17 Fevereiro 2020

A consultora Fitch Solutions prevê que a produção de gás natural em Moçambique registe um crescimento anual de 26,5% até 2029, empurrando a economia para um crescimento médio de 12,4%.

A consultora Fitch Solutions previu esta segunda-feira que a produção de gás natural em Moçambique vá registar um crescimento anual de 26,5% até 2029, empurrando a economia para um crescimento médio de 12,4% esta década.

“As perspetivas futuras de produção de gás natural na Áfricas subsaariana são mais positivas que para o petróleo, com a produção quase a duplicar dos atuais 75,6 mil milhões de metros cúbicos para os 135 mil milhões de metros cúbicos em 2029; Moçambique representa o país com maiores margens de crescimento em todo o período da análise, com uma média de crescimento anual de 26,5% entre 2020 e 2029″, dizem os analistas.

No relatório sobre a evolução do petróleo gás esta década na África subsaariana, enviado aos clientes e a que a Lusa teve acesso, os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings escrevem que Moçambique vai disputar mercado com a Nigéria, o maior produtor de gás na região, devendo a quota de mercado da maior economia africana cair entre 46% a 65% até ao final desta década.

“Apesar de a Nigéria ir continuar a registar um crescimento sustentado, a maioria do gás produzido virá de novos atores como Moçambique”, dizem os analistas, apontando os investimentos que estão em curso neste país lusófono.

“Moçambique, um fornecedor chave do mercado sul-africano, vai começar a desenvolver as suas vastas reservas ao largo da costa, o que fará a sua produção aumentar de uns modestos 5,6 mil milhões de metros cúbicos para 45 mil milhões de metros cúbicos em 2029″, estimam os analistas.

Entre os efeitos da produção na economia moçambicana, que os analistas estimam ir crescer em média 12,4% durante esta década, o setor automóvel será um dos grandes beneficiados: “a nossa equipa de previsão para o setor automóvel antevê que a frota de veículos em Moçambique cresça 164% até 2029″, concluem os analistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moçambique vai registar crescimento anual de 26,5% na produção de gás até 2029

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião