Enfermeiros que deixam de ser chefes voltam ao início da carreira

  • ECO
  • 27 Fevereiro 2020

Na prática, é como se regressassem ao início da carreira, uma vez que não ficam posicionados na categoria de especialista, nem de gestor, mas sim na de enfermeiros.

Os enfermeiros estão a ser confrontados com o facto de, após vários anos de profissão e de exercerem funções de chefia, regredirem para a categoria mais baixa se deixarem esse cargo. De acordo com o Público (acesso pago), isso acontece devido à transição para a nova carreira especial de enfermagem, que aconteceu no ano passado.

Para serem chefes, têm de ser especialistas, mas, se deixarem esse cargo de liderança, voltam à categoria mais baixa, a de simples enfermeiro. Na prática, é como se regressassem ao início da carreira, uma vez que não ficam posicionados na categoria de especialista, nem de gestor (esta última criada recentemente), mas sim na de enfermeiros, explica a coordenadora da unidade de cuidados na comunidade de Odivelas, Isabel Nunes.

A nova carreira prevê uma nova categoria, de enfermeiro-gestor, mas poderem “encaixar” nesta categoria, estes profissionais têm de se submeter a concursos que não acontecem muitas vezes. Dizem, assim, estarem a ser “despromovidos de modo grosseiro” e “desqualificados de forma lesiva”. São vários os enfermeiros afetados por esta medida e até já foi organizado um grupo que já se queixou à Provedora de Justiça e ao Presidente da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enfermeiros que deixam de ser chefes voltam ao início da carreira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião