Depois da Fed, banco central do Canadá corta taxa de juro pela primeira vez desde 2015
Apesar da economia do Canadá evoluir favoravelmente, "o vírus Covid-19 constitui um substancial choque negativo para as perspetivas canadianas e mundiais", considera o banco central.
O Banco do Canadá anunciou esta quarta-feira uma descida de 50 pontos base na taxa de juro diretora, justificando a medida com o “substancial choque negativo” do novo coronavírus nas perspetivas económicas canadianas e mundiais. Desde 2015, esta é a primeira descida da taxa de juro do banco central canadiano, que passa de 1,75% para 1,25%.
Na terça-feira, o banco central norte-americano anunciou uma descida surpresa também de 50 pontos base na taxa dos fundos federais, para impulsionar a economia, numa altura em que aumentam em todo o mundo os casos de infetados com coronavírus.
Apesar da economia do Canadá evoluir favoravelmente e de a inflação estar próximo da meta fixada, “o vírus Covid-19 constitui um substancial choque negativo para as perspetivas canadianas e mundiais e as autoridades monetárias e orçamentais reagem“, indicou o banco central em comunicado.
O Banco do Canadá tem deixado a sua principal taxa de juro inalterada desde outubro de 2018, tendo o país uma inflação estável de cerca de 2% e estando perto de uma situação de pleno emprego. O último corte da taxa diretora ocorreu em julho de 2015 (25 pontos base) e a última descida de 50 pontos base remonta a 2009.
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Depois da Fed, banco central do Canadá corta taxa de juro pela primeira vez desde 2015
{{ noCommentsLabel }}