Há quatro novos casos de coronavírus em Portugal. São 13 os infetados

  • ECO
  • 6 Março 2020

Voltou a aumentar o número de infetados com coronavírus em Portugal. Esta sexta-feira foram confirmados mais quatro, o que eleva para 13 o número de infetados em Portugal.

Voltou a aumentar o número de infetados com coronavírus em Portugal. Esta sexta-feira foram confirmados mais quatro, o que eleva para 13 o número de infetados em Portugal, avançou a ministra da Saúde em declarações transmitidas pelas televisões, à margem da segunda reunião extraordinária dos ministros da Saúde da União Europeia, em menos de um mês.

Os três novos casos foram registados no Porto, e estão internados no São João, e um em Lisboa, internado no Curry Cabral, todos com ligação direta a pacientes já diagnosticados, explicou Marta Temido. A ministra frisou que estes novos casos “têm todos ligação epidemiológica entre si”, ou seja, “há a confiança de que não há transmissão livre na comunidade“.

Esta atualização número de contágios surge num momento em que a última atualização dá conta de ter sido ultrapassada a barreira dos cem mil infetados (100.267) em tudo mundo, dos quais 3.408 morreram.

Os casos confirmados estão a aumentar o número de pessoas em isolamento social, para evitar os riscos de contágios. É o caso da professora na escola Roque Gameiro que acabou por ir dar aulas contaminada com mo Covid-19 depois de ter estado de férias em Milão, por recomendação da linha SNS 24. Agora estão em isolamento preventivo 150 estudantes, oito professores e quatro assistentes operacionais.

Ora, como o filho desta professora andava no colégio Grão Vasco, em Benfica, a instituição decidiu encerrar as instalações para fazer uma limpeza profunda. Já a escola José Álvaro Vidal, em Alverca, também adotou medidas de contingência depois do pai de um aluno ter sido infetado.

A escola de artes da Covilhã também está encerrada depois de um professor de música ter sido infetado. A situação deste docente também afeta o funcionamento da Escola Superior de Música do Porto que decidiu interromper as aulas.

O mesmo se passa com um empresário do norte, que esteve na feira de sapatos de Milão e, apesar de no regresso apresentar sinais da doença, foi medicado para uma gripe normal, mas perante o agravamento dos sintomas, acabou por ser enviado para um dos hospitais de referência no Porto para o tratamento da epidemia, o Hospital de São João no Porto, onde os testes acusaram positivos. Agora os 64 empregados da fábrica em Felgueiras estão em isolamento.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há quatro novos casos de coronavírus em Portugal. São 13 os infetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião