Depois da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos anunciam aumento da produção de petróleo
Emirados Árabes Unidos estão prontos para aumentar a produção de petróleo em mais de um milhão de barris por dia, numa altura em que se intensifica uma guerra de preços entre a OPEP e a Rússia.
Os Emirados Árabes Unidos anunciaram esta quarta-feira que estão prontos para aumentar a produção de petróleo em mais de um milhão de barris por dia, numa altura em que se intensifica uma guerra de preços entre a OPEP e a Rússia.
Num comunicado, a Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) indica que, “conforme a estratégia de crescimento da capacidade de produção (…), a empresa consegue fornecer ao mercado quatro milhões de barris por dia em abril”.
“Além disso, vamos acelerar o nosso objetivo de capacidade para cinco milhões de barris por dia”, precisou a Adnoc, uma empresa pública nos Emirados, país membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que até agora produzia cerca de três milhões de barris por dia.
O anúncio da Adnoc ocorre poucas horas depois de a gigante petrolífera Saudi Aramco ter anunciado que também planeia aumentar em um milhão de barris por dia, para 13 milhões de barris por dia.
Na terça-feira, a petrolífera saudita Aramco anunciou que ia aumentar em 25,5% a produção para 12,3 milhões de barris de petróleo por dia a partir de 01 de abril, contra os 9,8 milhões de barris atualmente.
A posição de Riade e Abu Dabi, dois aliados importantes no seio da OPEP, surge num contexto de um braço de ferro com Moscovo.
Na semana passada, Moscovo recusou ceder à proposta de Riade, que lidera de facto a OPEP, de reduzir a produção de petróleo para compensar a contração da procura mundial resultante da epidemia do novo coronavírus.
Em resposta, a Arábia Saudita procedeu à mais acentuada descida dos preços em 20 anos, esforçando-se por captar as quotas de mercado de Moscovo e provocando turbulências nos mercados financeiros.
“Em resposta às condições do mercado, e para proporcionar uma melhor visibilidade aos nossos clientes, a Adnoc anunciará em breve os preços futuros para os meses de março e abril de 2020”, afirmou a companhia dos Emirados.
“Esta decisão foi tomada para que os nossos clientes tenham uma visibilidade do preço e se possam preparar de acordo”, acrescentou ainda a empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depois da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos anunciam aumento da produção de petróleo
{{ noCommentsLabel }}