Hoje nas notícias: Escolas, criptomoedas e Cofina

  • ECO
  • 12 Março 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O coronavírus continua a marcar a atualidade nacional, com os diretores da escolas a manifestarem-se contra a decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública de não fecharem as escolas, justificando “alarme social”. Cinco arguidos vão a julgamento esta semana por estarem acusados de burlar Portugal que envolveu investimentos numa criptomoeda. Na política, o novo regulamento do PSD prevê expulsão dos deputados em casos-limite.

Diretores estão contra a decisão de não fechar já todas as escolas

Depois do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) ter decidido que as escolas só devem encerrar por ordem das autoridades de saúde, os presidentes da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) e da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) estão contra a decisão justificando o “alarme social” que a doença está a provocar dentro das comunidades educativas. Segundo Flinto Lima, que lidera a ANDAEP, os alunos “já não rendem como é normal em função de toda esta situação”. Já Manuel Pereira, da ANDE, considera que o Governo português está a cometer o mesmo erro que o Executivo italiano, defendendo que “é preciso atuar de imediato e tomar medidas drásticas”.

Leia a notícia completa no Jornal Público (acesso livre).

Portugal usado para burla milionária com criptomoeda

Esta semana, vão a julgamento em Lisboa cinco arguidos suspeitos de terem usado Portugal para uma megaburla internacional que envolveu investimentos numa criptomoeda. O Público não revela o nome da moeda, mas indica que os investidores eram atraídos com a promessa de ganhos avultados e sem risco. Pela mão dos réus terão passado cerca de 100 milhões de euros, segundo acredita a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Cofina perde caução de 10 milhões no negócio com a Prisa

A Cofina desistiu da compra da Media Capital, dona da TVI e da Rádio Comercial, por não conseguir completar o aumento de capital, justificando a decisão pela deterioração das condições de mercando. Com o falhando do negócio, perde uma caução de 10 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

EDP acelera plano estratégico apesar das perdas em Portugal

A EDP acredita que foi “além dos objetivos” definidos no plano estratégico apresentado há um ano, por ter antecipado algumas medidas. Em sentido oposto, a redução da dívida está ainda abaixo das metas desenhadas pela elétrica nacional. Este plano, explicado em 2019 por António Mexia, prometia “transformar” a EDP numa empresa “verde”, com otimização do portefólio, investimento nas renováveis e desalavancagem.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

 

Novo regulamento do PSD prevê expulsão em casos-limite

O novo regulamento dos deputados do PSD prevê a expulsão dos parlamentares em casos-limite, noticia o jornal i. “A direção poderá propor ao Grupo Parlamentar a exclusão do Deputado”, lê-se na proposta de novo regulamento, segundo a qual a decisão de exclusão é tomada “após audição do visado”. Estas novas regras terão de ser aprovadas por maioria absoluta na reunião da bancada desta quinta-feira.

Leia a notícia completa no jornal I (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Escolas, criptomoedas e Cofina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião