Produção automóvel cai em fevereiro. Encolhe no total do ano

No mês de fevereiro a produção automóvel caiu 4,4% em relação ao ano passado. A montagem de veículos pesados registou a maior queda ao cair 82,2%.

A produção automóvel encolheu pelo segundo mês consecutivo. Em fevereiro foram produzidos 30.456 veículos automóveis ligeiros e pesados em Portugal, tendo-se verificado uma queda de 4,4% em relação ao ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A produção de ligeiros de passageiros caiu 3,8% para 25.002 unidades, em fevereiro deste ano, sendo que nos dois primeiros meses de 2020 esta categoria contabilizava um total de 48.417 veículos produzidos, menos 7,4% em comparação ao período homologo.

No que respeita aos comerciais ligeiros registou-se uma queda de 4,6%, para 5.098 unidades. Todavia, segundo a ACAP, nos dois primeiros meses de 2020 esta categoria cresceu 14,7%, para 10.946 viaturas.

Maior quebra foi registada no caso dos veículos pesados. Nos dois primeiros meses de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 82,2% face igual período do ano anterior, representando 134 veículos montados este ano.

Em fevereiro deste ano foram montados 45 veículos pesados, em Portugal, todos eles autocarros, tendo isto representado um decréscimo de 86,8% face a igual mês do ano de 2019. De acordo com a ACAP, destes 45 veículos pesados que foram montados em Portugal, 37 foram exportados, ou seja, 82,2% dos veículos montados.

Nos dois primeiros meses do ano, foram fabricadas 60.108 unidades de ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e veículos pesados, o que representa um decréscimo de 4,3% na produção, em comparação com o período homólogo.

O mercado externo continua a contribuir de forma significativa para a balança comercial portuguesa, uma vez que 98,2% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino outros países, mas é a Europa que continua a marcar posição nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, ao representar 98,3% das vendas. Alemanha (18,9%), França (17,2%), Itália (15,8%), Espanha (11,0%) e Reino Unido (10,2%) estão no topo do ranking.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel cai em fevereiro. Encolhe no total do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião