Depois da Caixa e BPI, Santander também vai dar moratórias nos empréstimos às famílias e PME

Santander vai permitir que famílias com crédito à habitação ou consumo e também pequenas e médias empresas possam adiar por vários meses os reembolsos dos seus empréstimos junto do banco.

Também o Santander Portugal vai permitir que famílias e pequenas e médias empresas possam beneficiar de moratórias nos empréstimos contraídos junto do banco. “Situações excecionais exigem medidas excecionais”, refere a instituição liderada por Pedro Castro e Almeida, que se junta assim à Caixa Geral de Depósitos e ao BPI.

Foram várias as medidas que o Santander anunciou esta segunda-feira para ajudar os seus clientes a superarem a crise provocada pelo surto do coronavírus no país.

Em relação às moratórias de crédito, o banco diz apenas estar à espera que seja clarificado o enquadramento legal em Portugal, algo que o ministro das Finanças, Mário Centeno, revelou que estará pronto até final desta semana.

As 250 mil famílias portuguesas que têm o seu crédito à habitação junto do Santander poderão solicitar a renegociação do seu empréstimo com carência imediata de amortização de capital durante seis meses. Isto é válido para operações de crédito que se encontrem em situação regular. Assim, quem pretender adiar as prestações mensais poderá fazê-lo nos canais digitais do Santander — homebanking e app — “de uma forma simples e prática”, assegura o banco.

Com esta medida, o banco permite que as famílias portuguesas não amortizem neste período quase mil milhões de euros de capital“, adianta o Santander.

O banco diz ainda que esta possibilidade será estendida aos créditos ao consumo que não registem qualquer atraso até agora.

“Estas renegociações estarão isentas de comissões de alteração das características do crédito”, garante o Santander, adiantando que suspenderá igualmente a perda de bonificação de spread por clientes que venham a incumprir as condições de cross-selling que estão incluídas nos seus contratos.

Também as pequenas e médias empresas poderão beneficiar das novas medidas anunciadas pelo Santander, que se disponibiliza para renegociar “as características dos créditos que se encontrem em situação regular e cujos créditos estão em período de reembolso [que já tenham pago os juros inicialmente] que mais de 67 mil empresas têm junto do banco oferecendo uma carência de capital prazo de até 12 meses”.

Esta possibilidade poderá ser solicitada a partir de quinta-feira. Também nesta renegociação o Santander não fará qualquer alteração do spread das operações e não vai cobrar qualquer comissão de alteração do contrato.

O banco também vai manter todos os limites de crédito contratualizados quer com caráter revogável, quer com caráter irrevogável. As empresas poderão assim aceder “de forma simples e imediata” a cerca de quatro mil milhões de euros de crédito adicional “sem qualquer alteração das condições”.

Em relação às linhas de apoio anunciadas pelo Governo na semana passada, no valor de mais de 3.000 milhões de euros, o Santander está dinamizar estes apoios junto das empresas e diz-se preparado para disponibilizar o dinheiro logo que as instituições nacionais o permitam.

Se também for autorizado, o Santander “está disponível para proceder desde já a adiantamentos de 20% o montante aprovado pelo banco aos seus clientes ao abrigo destas linhas para que os seus clientes possam receber de imediato injeções de liquidez sem ter de esperar pela aprovação pelas entidades públicas”.

Isenção de mensalidade dos POS para comerciantes

O Santander já tinha anunciado algumas medidas na semana passada, como a suspensão da cobrança dos terminais de pagamento por cartão de débito ou créditoos chamados POS — junto dos comerciantes. Também isentará a aplicação de um valor mínimo sobre as transações efetuadas.

Para apoiar as transações sem contacto, o Santander também anunciou que vai suspender a cobrança de todas as comissões de serviço MBWay no POS. “Esta medida tem a duração de 30 dias e será reavaliada atempadamente”, diz o banco.

Por outro lado, o banco também está a disponibilizar serviço médico gratuito aos seus clientes.

(Notícia atualizada às 20h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Caixa e BPI, Santander também vai dar moratórias nos empréstimos às famílias e PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião